PUBLICIDADE

Sema apreende mais de 200 quilos de pescado irregular em Mato Grosso

PUBLICIDADE

Equipes de Fiscalização da Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema) fizeram duas apreensões de pescado irregular e redes de pesca na região de Barão de Melgaço (120 km de Cuiabá).

Ontem, foi encontrado um total de aproximadamente 130 kg de pescado de espécies nobres como, pacu, cachara e pintado. Também foram encontradas redes de pesca no local. Os peixes serão doados para a Instituição Seara Espírita de Luz, no bairro Boa Esperança, em Cuiabá.

O coordenador de Fiscalização de Fauna da Sema, Júlio Reiners, explicou que a irregularidade aconteceu pela pesca predatória com rede, falta de medida dos peixes permitida por lei. “Estamos em período da lufada, momento em que os peixes sobem o rio, e por isso estão mais vulneráveis para captura”, explicou, por meio da assessoria.

A outra apreensão ocorreu na quarta-feira, em patrulhamento terrestre, onde foram capturados 73,8 kg de peixes das espécies: Cachara, Pintado, Pacu e Barbado. O pescado foi doado para a Associação Beneficente Voz da Verdade, localizada no bairro CPA II, na capital.

A lufada é um fenômeno que acontece quando os peixes formam cardumes e começam a retornar para subir os leitos dos rios. Os que não conseguem, servem de alimento farto para aves e jacarés. Os que conseguem sair, estão gordos do vasto banquete que tiveram nos campos inundados durante a estação das águas.

Embora esteja fora do período de defeso da piracema estadual, os pescadores profissionais e amadores precisam seguir algumas regras determinadas pela lei estadual que estabelece a proibição para uso de apetrechos de pesca como: tarrafa, rede, espinhel, cercado, covo, pari, fisga, gancho, garateia pelo processo de lambada, substâncias explosivas ou tóxicas, equipamento sonoro, elétrico ou luminoso.

As medidas mínimas dos peixes constam na carteira de pesca do Estado e algumas delas são: piraputanga (30 cm), curimbatá e piavuçu (38 cm), pacu (45 cm), barbado (60 cm), cachara (80 cm), pintado (85 cm) e jaú (95 cm).

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Sintep retoma diálogo com a prefeitura e discute valorização dos profissionais da educação em Lucas

Representantes da diretoria do Sindicato dos Trabalhadores do Ensino...

Seis macacos morrem e parque florestal em Sinop é fechado

A prefeitura de Sinop, por meio da secretaria de...

Morador encontra jiboia ‘enrolada’ na janela de residência em Alta Floresta

Militares do Corpo de Bombeiros capturaram uma jiboia-constritora (Boa...
PUBLICIDADE