sexta-feira, 26/abril/2024
PUBLICIDADE

Seis Estados apresentarão em Cuiabá ações de combate às queimadas

PUBLICIDADE

Pelo menos seis Estados apresentarão ações que vêm desenvolvendo contra o desmatamento na Amazônia nesta sexta-feira (2), durante a 45ª Reunião Extraordinária do Conama (Conselho Nacional do Meio Ambiente), em Cuiabá. Está confirmada a participação de Amazonas, Acre, Rondônia, Tocantins, Roraima e Mato Grosso, responsável por quase metade do desflorestamento no bioma no período 2003-2004. Também devem confirmar presença os estados do Pará e Amapá. “Será uma espécie de prestação de contas sobre o que os estados e o governo federal estão fazendo pela preservação da Amazônia”, diz o diretor do Conama, Nilo Diniz.

Durante a plenária, o Ministério do Meio Ambiente apresentará ações e resultados do Plano de Combate ao Desmatamento na Amazônia do governo federal.
Na última sexta-feira (26), as ministras Marina Silva, do Meio Ambiente, e Dilma Roussef, da Casa Civil, apresentaram números do Deter (Sistema de Detecção de Desmatamento em Tempo Real) que apontam para uma redução significativa da área desmatada na Amazônia em 2004-2005. As taxas, no entanto, serão confirmadas até o fim do ano. A queda no desmatamento se deve em grande parte à maior fiscalização, ao combate à corrupção, à criação de parques e reservas em regiões de conflito pela posse da terra e à regularização fundiária.

De acordo com Nilo Diniz, realizar reuniões do Conselho fora de Brasília é uma forma de se aproximar e prestar informações à sociedade sobre o que governos e outros setores estão efetivamente fazendo e pensando para a área ambiental. O Conselho já realizou encontros no Rio de Janeiro, para debater o derrame de óleos na Baía da Guanabara; em Joinville (SC), sobre a preservação da Mata Atlântica; e em Campos do Jordão (SP), chamando a atenção para a necessidade urgente de proteção para as últimas florestas com araucárias.

Participarão do encontro a ministra Marina Silva, o governador Blairo Maggi, o secretário-executivo Claudio Langone, o secretário de Biodiversidade e Florestas João Capobianco e o secretário de Desenvolvimento Sustentável do MMA Gilney Viana, além do presidente Marcus Barros e do diretor de Proteção Ambiental do Ibama Flávio Montiel.

A reunião do Conama acontecerá no Centro de Eventos do Pantanal (Avenida Bernardo Antônio de Oliveira Neto, s/n; Bairro Ribeirão do Lipa), a partir das 9h.

COMPARTILHE:

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Tremor de terra é registrado em município de Mato Grosso

O município de Ribeirão Cascalheira (700 quilômetros de Cuiabá)...

Concessionária vai construir passarela na BR-163 em Peixoto e vai alterar trânsito

A concessionária Via Brasil, que administra o trecho da...

Justiça vê legítima defesa e absolve policial que matou empresário em Sinop

A juíza da 1ª Vara Criminal de Sinop, Rosângela...

Sinop: prefeitura firma parceria com AMA para manutenção de atendimentos

O executivo municipal definiu a formalização de termo de...
PUBLICIDADE