Começa hoje à noite, na Univerde, a segunda edição do ‘fórum municipal de meio ambiente – manejo adequado no uso de defensivos agrícolas’. A programação segue até amanhã. Organizado pela parceria da prefeitura com a ong internacional The Nature Conservancy (TNC), tem por objetivo debater questões relacionadas ao uso de defensivos e repassar ao produtor informações sobre o uso, proteção e legislação pertinente à defesa fitossanitária.
Temas como “os principais impactos ambientais causados pelo uso de defensivos e suas alternativas de mitigação”, “eficiência na aplicação e manejo de produtos agroquímicos, “manejo integrado”, “manejo de produtos e embalagem de agroquímicos”, serão debatidos e elaborado um manual de boas práticas no uso de defensivos agrícolas.
A abertura do fórum contará com a presença de lideranças políticas da cidade, da Secretaria Estadual do Meio Ambiente (Sema), Ministério Público Estadual, Secretaria de Agricultura de Lucas do Rio Verde, Sindicato Rural, Fundação Rio Verde, além de outros parceiros.
Hoje
18h30 – Os principais impactos ambientais causados pelo uso de defensivos e suas alternativas de mitigação
1.Impactos sobre fauna e flora
2.Impactos sobre recursos hídricos
3.Problemas gerados à saúde humana
Debates
Amanhã
8h Eficiência na aplicação e manejo de produtos agroquímicos
1.Equipamentos de aplicação
2.Aplicação aérea – realidade e fantasias
3.Rede de monitoramento de resíduos da aplicação de agroquímicos
Debates
9h30 Manejo integrado de pragas e doenças
1.Manejo integrado de pragas e doenças
2.Manejo integrado de plantas daninha
Debate
10h30 Manejo de produtos e embalagem de agroquímicos
1.Manejo dos produtos (EPI, compatibilidade de produtos, armanezamento e destinação final)
2.Projeto padrão do setor de manipulação de defensivos para propriedades rurais – para o setor de armazenamento, manipulação, trípilice lavagem, tratamento.
3.Aspectos legais – produtos autorizados e embalagens e lei dos agrotóxicos.
Debates
14h – oficina de construção do plano municipal de boas práticas no uso de agroquímicos, com grupos de trabalho definidos no evento.
(Atualizada às 9h)