
Cerca de 130 vacinadores supervisionados por sete médicos veterinários, seis servidores de apoio e mais sete motoristas estarão mobilizados nos postos para atender a população. Devem ser vacinados cães e gatos, a partir de quatro meses de vida, animais prenhes e que estejam amamentando. A vacina não tem contraindicação, a dose é 1 ml, aplicada via subcutânea independente de porte, idade ou espécie. A meta para a capital é vacinar 61.268 cães e 13.678 gatos, totalizando 74.946 animais.
Em Cuiabá, de 2007 a 2016, foram notificados quatro casos de raiva animal em cães, gatos e quirópteros – um em 2007; um em 2008 e dois em 2016.
A raiva é uma zoonose transmitida ao homem pela inoculação do vírus rábico através da saliva do animal infectado. Os cães e gatos são os principais responsáveis pela cadeia de transmissão ao homem em área urbana mas, os morcegos, representam um problema sério de saúde pública, pois mantém em circulação o vírus rábico, já que sua presença é diretamente influenciada por intervenções e/ou modificações ambientais feitas pelo próprio homem.


