PUBLICIDADE

Sefaz disponibilizará informações sobre receita, despesa e cidadania fiscal

PUBLICIDADE

A Secretaria de Estado de Fazenda (Sefaz) está na fase final de elaboração do Portal Transparência da pasta. Serão divulgados e mantidos atualizados no portal dados e informações relativas às receitas públicas, despesas e cidadania fiscal, dentre outras, exclusivamente para fins de transparência e estímulo ao controle social, acessíveis a qualquer cidadão. O portal será atualizado mensalmente, conforme o fechamento de balanços, e terá informações referentes aos cinco últimos exercícios, incluindo 2016.

A medida consta na Portaria nº 041/2016, que disciplina a forma, conteúdo, periodicidade e responsabilidade pela produção e disponibilização de dados e informações de domínio público, na Sefaz-MT. A portaria leva em consideração o desenvolvimento do Índice de Transparência e Cidadania Fiscal (ITCF) – vinculado ao Conselho Nacional de Política Fazendária (Confaz) – que anualmente mede a capacidade dos sites dos fiscos estaduais de expor informações relevantes sobre receita e gasto públicos de modo compreensível para o cidadão.

“Por meio disso, o cidadão comum poderá acompanhar e cobrar o poder público sobre gastos e investimentos, então é mais uma ferramenta disponibilizada para auxiliar os cidadãos a exercerem a sua cidadania, de forma fácil, acessível e clara, para que qualquer um possa compreender esses dados”, afirma Carlos Eduardo Predebon, gerente substituto de Promoção da Educação e Cidadania Fiscal (GPCF) da Sefaz.

Dentre as informações que constarão no Portal Transparência da Sefaz referentes à receita pública estarão, por exemplo, dados da arrecadação ICMS por setor da economia, de acordo com a Classificação Nacional de Atividades Econômicas (CNAE); dados da arrecadação estadual individualizados por impostos estadual (ICMS, IPVA e ITCD), por município e por região do Estado; arrecadação por natureza da receita; e transferências da União.

No campo relativo às despesas, os cidadãos poderão ter acesso a informações como despesas de custeio e de investimento; despesas por grupo de natureza; dívida pública, valores de juros e encargos, amortização e totais realizados, com número dos respectivos contratos, saldo da dívida nos diversos tipos e informações sobre o comportamento da receita com dívida pública; cronograma de amortização e dos valores de juros e encargos de todas as operações contratadas pagas ou a pagar; despesa com pessoal e encargos, por Poder e dos entes com autonomia financeira; valores de transferências obrigatórias e voluntárias do Estado repassados aos municípios; limites e aplicações de recursos na saúde e na educação; limites de operação de crédito; e dívida consolidada e dívida consolidada líquida em contraste com a receita corrente líquida.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Mato-grossense leva R$ 142 mil em aposta na Milionária

O apostador de Cuiabá foi premiado, no final de...

Morador morre afogado em rio no Nortão

Um homem de 42 anos morreu afogado, ontem no...

Prefeitura de Sorriso abre este mês seletivo na área educacional; 90 vagas

Começa na próxima sexta-feira (31) a etapa de inscrições...

Motorista desmaia após carro capotar em rodovia no Mato Grosso

O acidente de trânsito envolvendo um VW Gol branco...
PUBLICIDADE