PUBLICIDADE

Sedec apresenta linhas de crédito e oficina de lapidação

PUBLICIDADE

A Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico levará serviços de diferentes áreas à Caravana da Transformação, que será realizada nesta semana, em Peixoto de Azevedo, município polo da região norte de Mato Grosso. A população da região terá à disposição serviços da Agência de Fomento do Estado (MT Fomento), que ofertará linhas de crédito, com juros menores que os praticados pelos bancos, como o MT Microcrédito, MT Veículos, entre outras.

A secretaria adjunta de Turismo levará os serviços do Cadastur, sistema do Ministério do Turismo que cadastra empresas e prestadores de serviços turísticos.

A equipe da secretaria adjunta de Empreendedorismo fará o cadastro e recadastro de artesãos e trabalhadores manuais dentro do Programa do Artesanato Brasileiro.

Já a Companhia Mato-grossense de Mineração (Metamat) terá uma oficina de lapidação de pedras coradas. A intenção é demonstrar ao visitante e também às pessoas que trabalham ou tenham interesse na área como é o processo de lapidação de pedras que existem em abundância no subsolo de Mato Grosso como o quartzo rosa, opala e zircão. A Metamat também distribuirá mudas de plantas nativas da região norte, uma ação em parceria com a prefeitura de Peixoto de Azevedo e a Cooperativa de Produtores de Ouro do Vale do Peixoto.

O secretário de Estado de Desenvolvimento Econômico, Ricardo Tomczyk, pontua que a pasta está trabalhando para ampliar a oferta de serviços à disposição da população, a exemplo das linhas de crédito da MT Fomento destinadas a pequenos empreendedores.

Cadastur 

A equipe da secretaria adjunta de Turismo fará o cadastramento no Sistema Cadastur que, desde 2014, passou a ser obrigatório para prestadores de serviços turísticos, bem como, também prestará serviços de esclarecimentos técnicos e repasse de informações sobre as ações da pasta, entre outros conteúdos.

O cadastro que é gratuito abrange as seguintes atividades: Meios de Hospedagem (albergue, condo-hotel, flat, hotel urbano, hotel de selva, hotel fazenda, hotel histórico, pousada, resort e cama & café; Agências de Turismo; Transportadoras Turísticas; Organizadoras de Eventos; Parques Temáticos; Acampamentos Turísticos; Guias de Turismo. Em caráter opcional, também poderão se cadastrar: Restaurantes, Cafeterias e Bares; Centros de Convenções; Parques Aquáticos; Estruturas de Apoio ao Turismo Náutico; Casas de Espetáculo; Prestadoras de Serviços de Infraestrutura para Eventos; Locadoras de Veículos para Turistas; Prestadoras Especializadas em Segmentos Turísticos.

O cadastro vinculado ao Ministério do Turismo permite a participação em eventos, feiras e ações realizados pelo Ministério do Turismo e pela Embratur, tais como o Salão do Turismo, Vai Brasil e Portal de Hospedagem. Disponibiliza também o acesso a linhas de financiamento específicas para o turismo, por meio de bancos oficiais, além da participação em programas de qualificação promovidos e apoiados pelo MTur.

Além do serviço de inclusão no Cadastur, a equipe da Seadtur também auxiliará a agência MT Fomento através do repasse de informações sobre o programa Desenvolve Turismo que disponibiliza linhas de crédito para financiamento de projetos de micro, pequenas e médias empresas do turismo em áreas urbanas e rurais. Os recursos são provenientes do Fundo de Desenvolvimento Industrial e Comercial (Fundeic). Vale lembrar que para ter acesso ao Desenvolve Turismo é necessário estar inserido no Cadastur.

Cadastro de artesãos e trabalhadores manuais

A secretaria adjunta de Empreendedorismo da Sedec fará durante a Caravana da Transformação o cadastro de artesãos e trabalhadores manuais no Programa de Artesanato Brasileiro (PAB).

Atualmente, 83 artesão e 14 trabalhadores manuais de Peixoto de Azevedo são cadastrados no PAB. Os artesãos que estiverem com o cadastro vencido poderão fazer a atualização cadastral.

Para se cadastrar no PAB o artesão precisa apresentar ao menos uma peça de sua produção, levar uma foto 3×4, cópia do RG, CPF e comprovante de residência, e preencher a ficha de cadastro que será disponibilizada durante o atendimento. Com o cadastro no PAB o artesão poderá participar de feiras regionais e nacionais, por meio do programa, além de facilitar o acesso à linhas de crédito.

A Agência de Fomento realizará atendimento ao micro, pequeno e médio empreendedor comercial e rural, sobre as linhas de crédito ofertadas pela agência: MTF Veículos, MTF Empresarial, MTF Parcerias, MTF Empreendedor Individual, MTF Giro Mais, MTF Parcerias, MTF Microcrédito e outros.

Além do atendimento de consultoria, poderão ser realizadas visitas técnicas em empreendimentos comerciais e rurais, que já estejam com o processo de contratação de crédito em andamento.

Peixoto de Azevedo também conta com agente de crédito da MT Fomento que poderá dar continuidade ao atendimento iniciado durante a Caravana da Integração, com a captação de documentos e agendamento de visitas técnicas.

Caravana

Realizado pelo Governo de Mato Grosso, o projeto leva aos moradores de Peixoto de Azevedo e de outras 14 cidades da região, serviços gratuitos de cidadania e saúde. Os atendimentos serão realizados nos chamados "Dias D" do projeto, nesta edição será nos dias 09 e 10.09 (sexta-feira e sábado), na Vila Olímpica da cidade.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Boletim aponta 39 mortes por dengue em Mato Grosso e 12 por chikungunya

O último boletim epidemiológico divulgado pela secretaria estadual de...

Veículos ficam danificados após colisão em cruzamento em Sorriso

Dois veículos ficaram bastante danificados após colidirem no cruzamento...

Apostadores de Sinop e Sorriso ganham prêmio na Quina

Dois apostadores de Sinop e Sorriso acertaram, ontem à...
PUBLICIDADE