PUBLICIDADE

Secretários apresentam Zoneamento de MT à comissão de meio ambiente

PUBLICIDADE

O Zoneamento Socioeconômico Ecológico (ZSEE) foi pauta de discussão, ontem, no Ministério do Meio Ambiente (MAA), em Brasília. Na ocasião, o governo do Estado apresentou a proposta do Zoneamento para representantes de 14 ministérios do governo federal na Comissão do Meio Ambiente (Conama). O secretário-chefe da Casa Civil, José Lacerda, e o secretário de Estado de Meio Ambiente, Vicente Falcão, representaram o governo do estado na discussão que demorou mais de quatro horas.

Segundo Lacerda, a reunião foi positiva, uma vez que o governo pontuou detalhadamente a metodologia, lei e estrutura do zoneamento no Estado. "Apresentamos toda a proposta do Zoneamento desde a elaboração à análise jurídica e técnica da lei", disse o secretário, ressaltando que o ZSEE tem o objetivo de promover o desenvolvimento sustentável de unidades territoriais, tendo como base um diagnóstico integrado dessas unidades, contendo informações suficientes para definir diretrizes adequadas de uso e ocupação.

José Lacerda destacou ainda que o Zoneamento é pautado pelos princípios da democratização e descentralização, sustentabilidade e qualidade de vida, equidade social, convergência e parcerias. "Essa proposta de zoneamento tem como base estudos da realidade mato-grossense", observou o secretário-chefe da Casa Civil, frisando que os representantes dos Ministérios irão avaliar o ZSEE e emitirão um parecer para o Conselho Nacional de Meio Ambiente (Conama), que vai julgar a consistência com as Leis Federais.

O secretário de Meio Ambiente também avaliou a apresentação de forma positiva. "Em relação ao aspecto ambiental da proposta houveram alguns questionamento sobre a atuação do órgao ambiental no que diz respeito ao monitoramento, fiscalização e licenciamento e, como isso irá impactar as ações relacionadas a temas como Mudanças Climaticas, Redd e controle de queimadas e setores como o de base florestal". De acordo com Vicente Falcao todos os questionamentos serão analisados e respondidos à Comissao de Meio Ambiente em uma nova data.

CONAMA – Hoje, o secretário de Meio Ambiente participa da 103ª Reunião Ordinária do Conama, que será aberta pela ministra Izabella Teixeira, em comemoração aos 30 anos do Conselho. A reunião plenária, nos dias 31 de agosto e 1º de setembro, das 9 às 18 horas, será realizada no Auditório nº 1, do Edifício sede do Instituto Nacional de Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renovaveis (Ibama).

Entre os temas que serão abordados durante a Reunião Ordinária, e a 56ª Reunião Ordinária da Abema, que se realiza no dia 31, estão a Conferência Rio + 20 e o Plano de Controle de Poluição Veicular (PCPV).

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Veículos ficam danificados após colisão em cruzamento em Sorriso

Dois veículos ficaram bastante danificados após colidirem no cruzamento...

Apostadores de Sinop e Sorriso ganham prêmio na Quina

Dois apostadores de Sinop e Sorriso acertaram, ontem à...

Caminhão tanque bate em árvore em rodovia em Mato Grosso

O acidente com o caminhão tanque carregado com resíduos...
PUBLICIDADE