PUBLICIDADE

Secretário mato-grossense se posiciona contra redução da maioridade penal

PUBLICIDADE

Secretários e dirigentes da administração penitenciária de todo país se reuniram, ontem e hoje, com o Departamento Penitenciário Nacional (Depen), vinculado ao Ministério da Justiça. Entre eles o secretário de Estado de Justiça e Direitos Humanos, Márcio Frederico Dorilêo. Realizada em Brasília essa é a terceira reunião entre o Depen e o Conselho Nacional de Secretários de Estado da Justiça, Cidadania, Direitos Humanos e Administração Penitenciária (Consej).

Entre as pautas do encontro de ontem estava a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 171/93 para permitir a redução da maioridade penal, de 18 para 16 anos. “O Brasil precisa melhorar todas as políticas voltadas às crianças e jovens. Para aqueles em conflito com a lei, basta cumprir o que já existe estabelecido pelo Estatuto da Criança e do Adolescente e pela lei do Sistema Nacional de Atendimento Socioeducativo”, disse o secretário mato-grossense.

De acordo com o gestor da pasta estadual, os participantes da reunião ainda se preocupam com novas tentativas já articuladas no âmbito do Congresso Nacional para tentar reduzir a maioridade idade penal, como a proposta aprovada ainda na noite do dia 1º, uma adaptação da proposta derrotada no plenário 24 horas antes. Os deputados excluíram tráfico de drogas, roubo e lesão corporal grave.

O ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo também se posicionou durante coletiva após o primeiro dia de encontro. “Acredito que, em cinco anos, o sistema entrará em colapso. Eu não serei mais o ministro nessa época, mas caberá a nós, que comandamos o sistema prisional no Brasil, e aos governadores, descobrir como iremos custear 60 mil novas vagas ao ano”.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Suplente de vereador morre em acidente de carro em rodovia de Mato Grosso

Francisco Antônio de Matos, 62, morreu em um grave...

Prefeitura de Lucas abre seletivo com salários de até R$ 22 mil

A prefeitura de Lucas do Rio Verde divulgou hoje...

UFMT Sinop abre inscrições para seletivo de professor de medicina veterinária

A Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) publicou edital de...
PUBLICIDADE