domingo, 16/junho/2024
PUBLICIDADE

Secretário mato-grossense participa de missão internacional no Haiti

PUBLICIDADE

O governador Pedro Taques (PDT) autorizou a ida do secretário de Estado de Trabalho e Assistência Social (Setas), Valdiney Antônio de Arruda, ao Haiti para participação em uma missão promovida pela Organização Internacional do Trabalho (OIT). O gestor ficará fora do país de 6 a 10 de julho, entretanto, não haverá ônus (custos financeiros) para o governo estadual.

De acordo com a assessoria, o objetivo da viagem é conhecer a realidade haitiana e trazer boas práticas de combate ao trabalho escravo para serem implementadas em Mato Grosso. “Ao longo da carreira, o secretário trabalhou no combate ao trabalho escravo como delegado regional e auditor fiscal do Trabalho. Ele foi o responsável por criar o Programa de Ação Integrada (PAI), que visa reintegrar ao mercado de trabalho, pessoas do trabalho escravo. A OIT é parceira e o Valdiney vai conhecer como é desenvolvido o programa no Haiti”, explicou a assessoria.

A assessoria não soube informar se, durante a missão, o secretário discutirá com autoridades haitianas a situação dos imigrantes daquele país que estão em Mato Grosso. Dados da Superintendência da Polícia Federal, em Cuiabá, apontam que, no Estado, 506 estrangeiros desta nacionalidade apresentaram a documentação legal. Destes, 334 vivem em Cuiabá à procura de melhores condições de vida. No entanto, menos de 25% dos dois mil haitianos que passaram por Mato Grosso têm regularização reconhecida pela PF.

Os haitianos começaram a chegar ao Estado em 2012 e a Pastoral do Imigrante estima que pelo menos dois mil passaram pela casa, que é a principal referência de abrigo dos estrangeiros.

Em Sinop, a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), que acompanha a situação dos imigrantes, estima que sejam, pelo menos, 120 haitianos.

COMPARTILHE:

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

PUBLICIDADE