segunda-feira, 7/julho/2025
PUBLICIDADE

Secretário estadual destaca importância do controle preventivo em encontro do TCE

PUBLICIDADE

O secretário-controlador geral do Estado, Ciro Rodolpho Gonçalves, participou da abertura do 1º Encontro dos Profissionais de Controle Externo e Interno das Organizações Públicas de Mato Grosso. Promovido pelo Tribunal de Contas do Estado (TCE), o evento foi realizado ontem.

Na ocasião, o gestor ressaltou a relevância da atuação preventiva e orientativa do controle público para a eficiência do papel de auxiliar a gestão na efetividade da aplicação dos recursos financeiros. “A missão do controle é auxiliar na proteção do patrimônio público. Para isso, uma das formas, talvez a mais importante, é mitigar erros humanos através de boas práticas e capacitações”.

A atuação nessa vertente tem sido perseguida pela CGE. Prova disso é que no primeiro semestre de 2015, a Controladoria emitiu 507 orientações técnicas, pareceres, manifestações e recomendações aos órgãos estaduais. Além disso, a CGE respondeu a 529 consultas das secretarias pelo canal “Pergunte à CGE”, disponível no site www.controladoria.mt.gov.br. Também foram realizadas 17 capacitações, com destaque para o treinamento de 450 fiscais de contratos e obras.

O corregedor-geral do TCE, conselheiro Valter Albano, também destacou a importância de que o controle exerça seu papel simultaneamente à ocorrência dos fatos inerentes à administração pública. “O controle não pode ser um fim em si mesmo, mas instrumento de transformação. O lado mais importante é prevenir, dar as condições para que os gestores adotem medidas a tempo e a hora para evitar erros e fraudes e para que possamos cumprir bem a nossa área programática”.

O controle deve ser parceiro da gestão, acrescentou o chefe da Controladoria Geral da União (CGU) em Mato Grosso, Sérgio Akutagawa. “O trabalho dos auditores/controladores não é somente apontar problemas, mas ajudar a resolvê-los a fim de melhorar a qualidade da aplicação dos recursos públicos”.

Essa é uma prática já adotada pela CGE-MT. Prova disso, é que os produtos de auditoria emitidos aos órgãos do Poder Executivo Estadual apresentam não somente os apontamentos, mas as causas e recomendações para melhoria dos controles e solução de eventuais impropriedades.

O evento segue até sexta-feira (28) e reúne 350 controladores internos e externos para discutir técnicas, uniformizar entendimentos, compartilhar ideias e debater possíveis atuações conjuntas a fim de aprimorar o desempenho da gestão e prevenir a corrupção e o desperdício de dinheiro público. 

COMPARTILHE:

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Peão morre após ser pisoteado por boi em rodeio no Nortão

José Thaysson Medeiros da Silva, de 21 anos, faleceu...

Dois morrem após carretas colidirem e pegarem fogo em rodovia de Mato Grosso

Dois condutores, de idades não informadas, foram encontrados sem...

Apostas de Mato Grosso ganham mais R$ 52 mil na loteria

Uma aposta de Santo Afonso (257 km de Cuiabá)...
PUBLICIDADE