PUBLICIDADE

Secretário diz que há indícios de que incêndio na Arena foi criminoso

PUBLICIDADE

O incêndio registrado dentro do canteiro de obras da Arena Pantanal, na sexta-feira (25), que destruiu um estoque de isopor que compõe o material a ser utilizado como isolante térmico na cobertura e ganhou destaque na imprensa nacional, segue sob investigação da Polícia Civil, mas divide opiniões entre a Secretaria Extraordinária da Copa (Secopa) e o Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Mato Grosso (Crea). Enquanto o secretário Maurício Guimarães acredita que foi um ato criminoso, o presidente do Crea, Juarez Silveira Samaniego, não descarta uma possível armazenagem inadequada dos materiais de fácil combustão.

Para o chefe da Secopa, o incêndio não prejudica as obras, pois o cronograma continua o mesmo. “Este incêndio está sendo investigado pela Polícia Civil e pela Polícia Técnica e há indícios reais de que foi provocado”, disse Maurício Guimarães. Ele pontua ainda que a Arena Pantanal continua com a previsão e já divulgada recentemente e será entregue agora no final deste ano.

“O entorno será entregue mais perto do evento, que é a questão da acessibilidade e melhorias nas calçadas. Isso é para que a gente não faça isso agora e tenha que refazer lá na frente, perto do evento”, disse ele durante entrevista ao Jornal do Meio Dia nesta segunda-feira (28).

Por outro lado, o presidente do Crea-MT, Juarez Samaniego, não está convencido ainda, que tenha sido intencional o ato de alguém ter ateado fogo no subsolo da Arena, onde estavam os blocos de isopor para serem usados na cobertura do novo estádio. “Não acredito que possa ter sido criminoso. Mas não vou descartar que seja ou não seja, pois o secretário Maurício Guimarães já ressaltou que está em investigação. Acredito que possa ter existido alguma negligência na forma de estocar os blocos de isopor”, disse Juarez.

Completa dizendo que talvez sejam materiais de fácil combustão e nesse calor talvez por falta de um armazenamento adequado pode ter ocasionado o incêndio. “Mas ele mesmo [secretário] falou que isso não vai atrapalhar o andamento da arena. Eu acredito que a Arena está bem adiantada em sua conclusão que são as obras de prioridade para a Fifa”, pontua o engenheiro explicando que essas obras são o acesso ao local pela rodovia Mário Andreazza e a própria Arena Pantanal. “Elas são a prioridade hoje pra realização da Copa do Mundo”, ressalta.

Incêndio
O fogo no subsolo da Arena foi percebido por volta das 14h30 na última sexta-feira. O Corpo de Bombeiros foi acionado e mandou 4 viaturas para o local. A brigada de incêndio da empresa que toca a obra, a Mendes Júnior também ajudou nos trabalhos e num prazo de 15 minutos as chamas foram controladas. Uma enorme nuvem negra de fumaça saía da Arena sendo visível de vários pontos da cidade. Operários e moradores da região fizeram fotos e logo as fotografias com a Arena tomada pela fumaça ganharam as redes sociais. O fato repercutiu em vários portais de notícias do país. Ninguém se feriu.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

PUBLICIDADE