O secretário de Irrigação do Ministério da Integração Nacional, Guilherme Augusto Orair, antecipou a visita à Embrapa Agrossilvipastoril, em Sinop, para às 12h. Inicialmente, estava programada para esta tarde, contudo, Orair deve retornar ainda hoje para Brasília. Ele deve conhecer os sistemas produtivos que estão sendo desenvolvidos.
Os coordenadores gerais de Implantação de Projetos de Irrigação e, de Sustentabilidade de Irrigação, Pedro Mousinho Silva e Roque Marinato, respectivamente e, o agrônomo Antônio Leite, que viajam com o secretário, permanecerão em Sinop para acompanhar o projeto de irrigação da Gleba Mercedes 5. A reunião continua prevista para amanhã pela manhã com prefeito Juarez Costa.
O projeto contemplará 2 mil hectares para irrigação, sendo 200 lotes com 10 hectares cada. Para ser desenvolvido, a prefeitura espera a liberação de R$ 80 milhões do ministério. Conforme Só Notícias/Agronotícias informaram, o levantamento topográfico da área e o cadastro das famílias que residem na Gleba já foi concluído. Também já foi solicitada a outorga da água para a Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema).
Nesta semana, o prefeito destacou que o projeto promoverá novos modelos de exploração sustentável na localidade, possibilitando a criação de um pólo agroindustrial regional.