segunda-feira, 29/abril/2024
PUBLICIDADE

Secretário confirma que Hospital de Sinop também será administrado por consórcio

PUBLICIDADE

O Hospital Regional de Sinop será administrado pelo Consórcio Intermunicipal do Teles Pires. A confirmação foi feita, em primeira mão, ao Só Notícias, pelo secretário Estadual de Saúde, Marcos Bertúlio, durante visita a Sinop. “Estamos conversando com os 15 prefeitos que compõem o consórcio para que eles ajudem a fazer a gestão destes hospitais (o de Sorriso já está definido)”, afirmou.

Atualmente, o hospital está sob intervenção estadual e o processo de transição para que comece a administração do consórcio deve durar, no máximo, 120 dias, segundo Bertúlio. “Estamos trabalhando com a perspectiva de concretizar este objetivo neste prazo. No dia 23, vamos participar de uma reunião em Sorriso, para poder discutir algumas questões jurídicas. A proposta é que o consórcio configure direito privado, o que dará mais celeridade e autonomia. Resolvendo isso, a gente finaliza a mudança”, previu.

O prefeito licenciado de Lucas do Rio Verde, Otaviano Pivetta, ficará responsável pela transição de administração dos hospitais de Sinop e Sorriso. Em uma rede social, o gestor informou que pediu 15 dias para cuidar de dois projetos, sendo um deles o consórcio Teles Pires. Ele ainda deixou claro que a participação será como “voluntário”.

Conforme Só Notícias já informou, o objetivo é dar autonomia para os municípios, para que os recursos sejam melhor aplicados e as ações sejam mais céleres. Como o atual consórcio de saúde não poderia ficar encarregado deste procedimento, devido a natureza jurídica ser 100% pública, foi necessária a criação de uma organização pública de direito privado que irá facilitar a tomada de medidas rápidas e eficientes.

Uma das primeiras medidas a ser tomada será a criação de um centro de custo organizado. Ou seja, um setor que vai cotar preços de insumos e serviços, coisa que não acontece atualmente. Atualmente, o governo não sabe quanto custa cada item ou serviço e, com a central, o problema será sanado.

Outra medida anunciada é a nova forma de escolha do diretor geral do hospital. A ideia, a partir de agora, é acabar com as indicações e colocar no comando um profissional realmente competente e que será sabatinado pelos integrantes deste novo consórcio, além da análise do currículo.

COMPARTILHE:

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Colisão entre carro e moto deixa um em estado grave em Sinop

O motociclista foi socorrido em estado grave, ontem à...

Morre mãe do 1º deputado estadual eleito por Sinop

Faleceu, ontem, em Sinop, Ayako Hasegawa Yanai, mãe do...

Motociclista é socorrida com suspeita de fratura em Sinop

O acidente envolveu uma Honda Titan e uma Fiat...
PUBLICIDADE