O secretário de Estado de Justiça e Direitos Humanos, Márcio Dorilêo, cobrou o repasse de convênios firmados entre o governo do Estado e o Departamento Penitenciário Nacional (Depen), esta manhã, em Brasília. As parcerias são referentes às construções de quatro novas unidades penais em Mato Grosso, sendo que três delas já estão em andamento.
O diretor do Depen, Marco Antônio Severo da Silva, e uma equipe de assessores do órgão trataram também de outro assunto importante para a segurança das unidades penitenciárias mato-grossenses: o repasse de materiais empregados nas Olimpíadas, que serão destinados ao Sistema Penitenciário de Mato Grosso (Sispen-MT), como o escâner corporal.
O titular da Sejudh vem tratando do assunto desde março. À época, o Ministério da Justiça prometeu o envio de 27 portais detectores de metal, 17 detectores de metal manuais, 11 aparelhos raio-x, um escâner corporal e 12 furgões. “Assim que retornei de Brasília apresentei ao governador Pedro Taques os resultados de reunião realizada entre os secretários de Justiça de todos os estados e o diretor do Departamento Penitenciário Nacional, ocasião em que ficaram garantidos os investimentos”.
Os equipamentos foram adquiridos para as Olimpíadas de 2016, com recursos do Fundo Penitenciário Nacional e, após o evento, o Ministério prometeu distribui-los entre os estados. “Aparelhos como os detectores de metal manuais e as banquetas já foram entregues às unidades do estado, agora aguardamos a entrega de aparelhos como o escâner corporal, que irão, de forma mais eficaz, evitar a entrada de objetos ilícitos em unidades como a Penitenciária Central do Estado (PCE)”.