O secretário adjunto de engenharia e logística da Sinfra (Secretaria de Estado de Infraestrutura e Logística), Rogério Ribeiro Arias, esteve em Sorriso, ontem, e visitou o Aeroporto Regional Adolino Bedin. Segundo ele, existe um convênio firmado com a prefeitura, que deve auxiliar a realizar as alterações exigidas pela Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) para emissão de um certificado definitivo ao fim do novo provisório, de dois anos, que deve ser publicado nesta semana. “É um convênio de R$ 7 milhões, no qual já teve alguns repasses, agora estamos fazendo uma programação para os próximos dias em conjunto com esse plano de trabalho das adequações”.
Ribeiro afirmou ainda que o local deverá ser ampliado para receber aeronaves maiores.“Na primeira inspeção da Anac foi detectada algumas ações a serem melhoradas e o município que tem a gestão do aeroporto praticamente já finalizou essas adequações. Outras adequações faremos na sequência. Acreditamos que nos próximos dias vamos superar essa fase do credenciamento do aeroporto e aí vamos para a regularização dos voos, para trazê-los e volta para cá e, depois, vamos para a ampliação, que é uma ideia nossa de elevar a categoria da pista. Nós já temos um convênio com a Prefeitura de Sorriso, relacionado ao aeroporto, para que façamos a ampliação do próprio terminal de passageiros, adequação da pista, ampliação da pista e nesse momento estamos passando pelo registro perante a Anac, diga-se de passagem, é o primeiro do Brasil a passar por essa inspeção”.
Ainda não há prazo para as ampliações. O secretário municipal de desenvolvimento econômico, Cláudio Drusina, acompanhou a visita e aproveitou para falar novamente sobre a certificação provisória. Ele garantiu que tem um posicionamento favorável da Anac e que a liberação não deve passar dessa semana. “Depende da certificação para operar e o retorno dos voos. Mas a Anac nos garantiu que até o fim de semana passará essa certificação, já é garantida que ela volta. Para empresa voltar (pousar e decolar em Sorriso) ela tem que se programar, por isso, não posso garantir quantos dias de antecedência para sair essa programação. Mas se necessário for vamos nos dirigir até a empresa, em São Paulo ou Brasília, para pedir o retorno com maior brevidade possível”.
Conforme Só Notícias já informou, com a não certificação do aeroporto de Sorriso e o impedimento para que fossem realizados pousos e decolagens comerciais, a companhia transferiu desde o dia 7, os voos do aeroporto Regional Adolino Bedin para o João Batista Figueiredo, em Sinop. No site da empresa, a próxima passagem disponível é apenas para o dia 25 de junho, daqui a cerca de 35 dias.
No entanto, a assessoria da companhia informa que a data da venda das passagens pode ser antecipada, caso as autoridades aeroportuárias sanem todos os problemas, ou a venda pode ser bloqueada novamente, caso haja mais atraso no processo de liberação da certificação.