A 22ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia em Mato Grosso, que vai ser realizada desta quarta até sexta-feira, no Centro de Eventos do Pantanal, em Cuiabá, vai reconhecer pesquisadores com prêmios de até R$ 40 mil. Ao todo, 4 projetos foram aprovados na categoria pesquisador destaque.
A premiação é desenvolvida pela secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação (Seciteci). “A criação e o fortalecimento dessa categoria tem como objetivo sedimentar uma cultura de valorização das carreiras que formam gente, orientam novas gerações, comunicam resultados e convertem conhecimento em soluções para o território. Reconhecer quem pesquisa é fortalecer o futuro de Mato Grosso. A gente cria cultura de valorização e atrai novos talentos para a ciência”, afirma o superintendente de Desenvolvimento Científico, Tecnológico e de Inovação da Seciteci, Cleiton Marino Santana.
O prêmio seleciona trajetórias alinhadas ao tema da edição deste ano, “Planeta Água: cultura oceânica para enfrentar as mudanças climáticas no meu território”, admitindo abordagens interdisciplinares desde que apresentem resultados relevantes e comprovados para Mato Grosso, com ênfase em benefícios diretos ou indiretos à população e ao desenvolvimento regional.
Na vertente Pesquisador Destaque, exige-se também formação de recursos humanos com no mínimo cinco orientações de iniciação científica, cinco de mestrado e cinco de doutorado ao longo da carreira, sempre em diálogo com a temática do edital.
São 125 submissões e novas categorias e aproximadamente 60% foram aprovados dentro dos critérios de enquadramento. São produções de alta qualidade, alinhadas ao tema central e distribuídas em todas as categorias: Graduação, Mestrado, Doutorado, Projeto de Pesquisa, Projeto de Inovação, Projeto de Extensão Tecnológica, Professor Pesquisador da Escola Pública e Pesquisador Destaque.
Receba em seu WhatsApp informações publicadas em Só Notícias. Clique aqui.