PUBLICIDADE

Secretaria recupera 80 quilômetros de ruas em Cuiabá

PUBLICIDADE

A Prefeitura de Cuiabá criou o Fundo Municipal de Pavimentação Urbana, através da Lei nº 5.762, de 20 de dezembro. A iniciativa pretende melhorar os serviços de asfaltamento e manutenção das vias da capital. Este ano, 95 quilômetros de vias foram pavimentados e recapeados.

Conforme o secretário municipal de Obras Públicas, Marcelo de Oliveira, o objetivo para este ano foi cumprido. “Asfaltamos cerca de 15 quilômetros de novas ruas e recuperamos 80 quilômetros de vias. Foi um recorde e pretendemos bater uma nova meta em 2014, que é a de, nos primeiros 120 dias, recapear 40 quilômetros e asfaltar seis quilômetros de novas ruas em Cuiabá”, relatou.

Além dessas, já foi assinada a ordem de serviço para obras de pavimentação de mais 12 quilômetros de ruas nos bairros Jardim Fortaleza/Santa Laura, Novo Milênio, Osmar Cabral e Real Park/Paulicéia, Novo Colorado, Jd. Petrópolis, Novo Paraíso II, Itapajé, 1º de Março e Altos da Glória, que devem iniciar em janeiro. “Também fizemos a substituição de 42 pontes de madeira por pontes de concreto, possibilitando o acesso da população em bairros cortados por córregos. Para 2014, pretendemos chegar a mais 45 pontes. Como meta nos primeiros dois anos de gestão, temos a substituição de 100 pontes, ficando apenas 60 para os últimos dois anos de mandato”, pontuou o secretário.

Outro ponto destacado por Marcelo de Oliveira foi a possibilidade de asfaltamento de 190 quilômetros de ruas dos bairros Pedra 90, Novo Paraíso II, Jardim Umuarama, Jardim Florianópolis, Jardim Vitória, Jardim União, Altos da Serra I e Dr. Fábio I, através do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC 2), que está aguardando a liberação dos recursos pela Caixa Econômica Federal.

O secretário destacou a importância do fundo. “Haverá recursos disponíveis exclusivamente para o trabalho de manutenção e construção das vias. Assim teremos como planejar e executar ações, pois sabemos que existe orçamento para trabalharmos para isto”, afirmou Marcelo de Oliveira.

O fundo está vinculado à Secretaria Municipal de Obras Públicas e tem a finalidade de prover recursos para a abertura, alargamento, pavimentação e arborização das vias públicas e praças; construção e manutenção de jardins, calçadas e equipamentos públicos; construção e ampliação de parques, campos de desportos, pontes, túneis e viadutos; e construção ou ampliação de sistemas de trânsito rápido, inclusive todas as obras e edificações necessárias ao funcionamento dos sistemas, com novos projetos previstos no Plano Diretor Municipal.

Os recursos para o Fundo de Pavimentação serão provenientes de recursos próprios do Município; repasses e dotações orçamentárias da União ou do Estado, a ele destinados; empréstimos de operações de financiamento interno ou externo; transferências de instituições privadas, entidades internacionais, pessoas físicas; acordos, contratos, consórcios e convênios firmados entre o Município e entidades em geral; receitas provenientes de outorga onerosa do direito de construir; rendas provenientes da aplicação financeira de seus próprios recursos; doações; receitas provenientes de contribuição de melhoria; e receitas provenientes da concessão onerosa do direito de superfície em áreas públicas municipais.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Pescador fisga jacaré ‘por engano’ em rio de Mato Grosso

O youtuber e pescador amador Anderson Guedes postou em...

Custo da produção de milho em Mato Grosso tem novo aumento

O projeto CPA-Mato Grosso apurou que, em agosto, o...

Bombeiros fazem captura de arara que ‘invadiu’ casa em Alta Floresta

A Arara-canindé (Ara ararauna) foi encontrada no interior de...
PUBLICIDADE