A secretária municipal de Saúde, Terezinha Gimenes, recebeu das mãos do diretor da cadeia, Mauro André Braga, três cadeiras de rodas fabricadas manualmente por detentos. Elas serão repassadas ao departamento de assistência social da secretaria.
Ferros velhos como mesas e carteiras escolares, bicicletas e até mesmo cadeiras velhas para reforma foram utilizados na confecção. O projeto envolveu dezessete reeducandos e tem proporcionado a inclusão deles em serviços cujo objetivo é favorecer também as entidades beneficentes.
A montagem ocorre em um barracão, próprio para os serviços. A cada três dias trabalhados, os detentos são beneficiados com um dia de remissão, conforme o artigo 126 da Lei de Execução Penal 7.210/84.
A escolha de quem participa do projeto é feita mediante critérios. A direção da unidade avalia, por exemplo, o comportamento, se é réu primário, possui família, filhos, esposa, pais, relacionamento interno, se responde a alguma sanção disciplinar (art. 59 da Lei de execução Penal a 7.210/84).