O programa horta comunitária, mantido pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social, pretende atender cerca de 30 famílias neste ano e iniciar um projeto piloto de hortas caseiras no bairro Jardim das Primaveras voltado para famílias beneficiárias do Bolsa Família, do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (Peti) e do projeto Meu Lar (Fethab).
Serão desenvolvidas diversas atividades relacionadas à economia doméstica, nutrição, segurança alimentar e aproveitamento de alimentos. Algumas parcerias serão firmadas com outros profissionais e entidades que possam contribuir para a obtenção dos objetivos propostos.
Estruturado por uma equipe técnica formada por um coordenador, uma assistente social e um técnico agrícola que atende preferencialmente mulheres e famílias em situação de vulnerabilidade social, o programa visa melhorar a alimentação das famílias, oportunizar a geração de trabalho e renda, melhorando assim o orçamento familiar, desenvolver atividades que aumentem a auto-estima da mulher, bem como de toda a família inserida no projeto.
O horta comunitária foi implantado em agosto de 2005 por meio de um convênio celebrado entre o Governo Federal e da Secretaria Especial de Políticas para a Mulher, e o município de Lucas do Rio Verde. Desde 2006 sua manutenção tanto técnica quanto financeira tem sido feita com recursos próprios e atende diretamente16 famílias.
Com o estabelecimento de uma parceria da Pastoral da Criança para ampliar o número de beneficiários através de hortas caseiras, foram atendidas mais de 30 famílias só no ano passado.