O secretário de Obras Nova Guarita (197 quilômetros de Sinop), Noedir Flores de Oliveira, confirmou, ao Só Notícias, que a ponte de madeira sobre o rio Braço Dois, na MT-208, a cerca de 12 quilômetros da cidade pode desabar a qualquer momento e, por isso, a passagem de veículos foi interditada para evitar acidentes. “Toda a estrutura está balançando. Alguns pilares de sustentação cederam e o risco de desabar é muito grande. Isso tem prejudicado a retirada da safra e o transporte do gado até os frigoríficos da região. Essa ponte dá acesso até a Alta Floresta. Devido ao problema, os motoristas estão tendo que passar por um desvio para chegar em Colíder, aumentando em pelo menos 15 quilômetros o tempo de viagem”.
Ainda de acordo com Oliveira, a secretaria de Estado de Infraestrutura e Logística foi comunica há meses sobre os danos estruturais e a interdição no local. “Houve várias cobranças em Cuiabá para resolver o problema, mas até agora, não fizeram nada. Foram encaminhados vários ofícios e fotos para Sinfra, dos pilares que afundaram. Até gostaríamos de fazer uma reforma, mas o município não tem condições financeiras. A estrutura pertence ao Estado”.
Segundo Noedir Flores, o transporte dos alunos da comunidade rural Linha do Pontal está sendo feito em dois ônibus. “Um trás até a ponte e, depois, as crianças atravessam andando sobre a estrutura precária, embarcam em outro veículo e seguem para escola”.
No mês passado, conforme Só Notícias já informou, os estudantes chegaram a ficar sem assistir aulas após criminosos furtarem as peças de um dos ônibus. Foram retirados os pneus, combustível, bateria, alternador, caixa de câmbio, cardan, e o reservatório hidráulico do escolar.
Outro lado
A assessoria da Secretaria de Estado de Infraestrutura e Logística deve se posicionar nas próximas horas sobre o caso.