O governo do Estado, através da Secretaria Extraordinária da Copa do Mundo Fifa 2014 (Secopa), começa no domingo (24), mais uma obra para melhorar a mobilidade urbana: a construção de um novo viaduto sobre a entrada do bairro Despraiado. Para dar celeridade no andamento da construção de mais uma obra da Copa do Mundo, a Avenida Miguel Sutil terá interdições parcial e total do trânsito de veículos.
Sob responsabilidade do Consórcio Atracon, formado pelas empresas Atrativa e Constral, será construído um viaduto de 325 metros de comprimento. Além disso, o consórcio será responsável por realizar adequações viárias na entrada da av. Marechal Deodoro até o trecho de acesso ao Centro de Eventos do Pantanal, totalizando 1,8 Km. O valor total da obra é de R$ 18,9 milhões e deverá ficar pronta em um ano.
Para realizar as fundações profundas (tubulões), drenagens e posterior lançamento das vigas pré-moldadas, o trânsito sofrerá duas interdições no local. A primeira é no sentido viaduto da Rodoviária – Parque Mãe Bonifácia, onde a interdição para o fluxo de veículos será total nas duas vias, obrigando o motorista utilizar rotas de desvio dentro do bairro Despraiado. A segunda é no sentido contrário, Parque Mãe Bonifácia – Rodoviária, onde a interdição será parcial, ajustando o tráfego de veículos para apenas uma pista da avenida Miguel Sutil.
Para auxiliar o motorista nos desvios estabelecidos pela Secretaria Municipal de Transportes Urbanos de Cuiabá (SMTU), cinco semáforos estão sendo instalados nos principais cruzamentos. Assim como nas interdições anteriores, a orientação é evitar esses trechos interditados, que terão equipes de trânsito da SMTU e Batalhão de Trânsito da Polícia Militar preparadas para informar os motoristas através de sinalização e indicação dos desvios.