terça-feira, 8/julho/2025
PUBLICIDADE

Secretaria faz parceria com Inpe para estudar crescimento de cidades mato-grossenses

PUBLICIDADE

A Secretaria de Estado das Cidades (Secid) está trabalhando na elaboração de projeto para firmar termo de cooperação com o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe). A parceria tem por objetivo estudar o crescimento e a dinâmica das cidades e ainda as áreas de ocupação urbana. Atualmente, o governo estadual conta com o sistema GeoCidades, que é um software que auxilia os municípios na elaboração do planejamento urbano.

O termo de cooperação também prevê o monitoramento das áreas de risco urbanas, que hoje são de responsabilidade da Superintendência da Defesa Civil de Mato Grosso, vinculada a Secretaria Estadual das Cidades.

Para implementar as mudanças, equipe da secretaria esteve na sede do Inpe, em Cuiabá, para conhecer a qualidade e a forma como são captadas as imagens por meio de satélites. Dentre os sistemas utilizados pelo Instituto está o CBERS-4, que é um satélite de sensoriamento remoto, em que há possibilidade de acompanhar a evolução das transformações urbanas e ainda a amplitude dos recursos naturais presentes nos municípios.

Responsável pelo sistema GeoCidades, Giovanni Leão Ormond, explica que servidores públicos da Secretaria vão trabalhar em um projeto para implementação da parceria. A expectativa é de que a proposta contemple estrutura técnica e equipamentos que possas receber as imagens enviadas pelo INPE. “O termo de cooperação servirá para o fornecimento de imagens de todo o território de Mato Grosso”.

Também está prevista a capacitação de servidores da Secid-MT, incluindo profissionais da Superintendência da Defesa Civil de Mato Grosso. Com o fornecimento das imagens por meio do CBERS-4, os profissionais da Defesa Civil Estadual poderão complementar as ações envolvendo áreas de risco no Estado.

“Com as imagens inseridas no GeoCidades, não apenas os gestores municipais e/ou servidores terão acesso a estas informações. Outras secretarias também poderão utilizar o sistema atualizado”, afirmou Giovanni Ormond. 

Em relação ao planejamento urbano dos municípios, o secretário Eduardo Chiletto, destaca que com o termo de cooperação e as imagens atualizadas, os projetos acabarão sendo melhor desenvolvidos por meio do GeoCidades. “Com uma visão espacial do respectivo território, o município conseguirá organizar seus espaços urbanos, como também implementar melhorias de infraestrutura para a população”.

COMPARTILHE:

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Sinop: inscrições para mutirão de reconhecimento de paternidade terminam esta semana

As inscrições para o mutirão de reconhecimento de paternidade...

Prefeitura convoca 103 aprovados em concurso na saúde em Cuiabá

A prefeitura de Cuiabá publicou hoje a segunda convocação...

Começa curso de formação de aquaviários em Sinop

Iniciou esta semana o curso de formação de Aquaviários...
PUBLICIDADE