PUBLICIDADE

Secretaria estadual lança programa de trabalho e renda para população em situação de vulnerabilidade

PUBLICIDADE

O governo do Estado lança, na segunda-feira (29), o Emprega Rede, programa que vai promover trabalho e renda à população em situação de vulnerabilidade e risco social, além de acesso aos direitos por meio da articulação e integração de políticas públicas, iniciativa privada e sociedade civil. O lançamento no auditório Clóves Vetoratto, Palácio Paiaguás, às 9h.

O programa tem como público alvo todo cidadão mato-grossense, do jovem ao idoso, em especial aqueles que se encontram em situação de vulnerabilidade. “Reformulamos completamente o programa para que o Estado consiga efetivamente proporcionar às pessoas do Cadastro Único oportunidade de vagas no mercado de trabalho e a emancipação”, explica Valdiney de Arruda, secretário de Estado de Trabalho e Assistência Social (Setas), pasta idealizadora do novo modelo do Emprega Rede.

As principais portas de entrada do programa serão os Centros de Referência em Assistência Social (Cras) e Centros de Referência Especializados em Assistência Social (Creas). Dali, o cidadão será encaminhado para uma unidade do Sine, onde receberá atendimento de uma equipe especializada (psicólogo e assistente social).

O trabalhador também poderá ser encaminhado ao Sine por meio de Delegacias de Polícia e do Programa Ação Integrada (PAI) e assim ter acesso a cursos de qualificação, a oportunidades no mercado de trabalho e inclusive ao programa de Microcrédito.

“Todo cidadão será beneficiado, mas teremos uma missão especial de atender os egressos de medidas socioeducativas, pessoas com deficiência, egressos do trabalho escravo e infantil, trabalhadores acima de 45 anos, jovens e mulheres vítimas de violência”, adianta o secretário.

Os egressos de medidas socioeducativas terão a oportunidade de inserção no processo ensino-aprendizagem e no mercado de trabalho. Pessoas com deficiência serão tratadas com prioridade e as empresas serão sensibilizadas para abrir maior número de vagas a este público. E as mulheres vítimas de violência terão atenção especializada e garantia de acesso a oportunidade de independência e autonomia.

O programa ainda beneficiará egressos do trabalho escravo, oferecendo-lhes qualificação e encaminhamento ao trabalho decente. Já os egressos do trabalho infantil serão acompanhados no processo ensino-aprendizagem e suas respectivas famílias também terão prioridade.

O Emprega Rede ainda favorecerá a emancipação de famílias com crianças em situação de acolhimento a fim de que elas retornem o mais breve possível para seus lares.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Suplente de vereador morre em acidente de carro em rodovia de Mato Grosso

Francisco Antônio de Matos, 62, morreu em um grave...

Prefeitura de Lucas abre seletivo com salários de até R$ 22 mil

A prefeitura de Lucas do Rio Verde divulgou hoje...

UFMT Sinop abre inscrições para seletivo de professor de medicina veterinária

A Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) publicou edital de...
PUBLICIDADE