quinta-feira, 2/maio/2024
PUBLICIDADE

Secretaria estadual implementa ações para garantia dos direitos da criança

PUBLICIDADE

Várias ações foram desenvolvidas e fortalecidas pela Secretaria de Estado de Trabalho e Assistência Social na defesa dos direitos da criança e do adolescente em 2015, atendendo o propósito do governador Pedro Taques de não deixar nenhum cidadão para trás.

O secretário Valdiney de Arruda e a adjunta de Assistência Social, Marilê Ferreira, destacam as principais medidas, a começar pela manutenção e apoio ao Lar da Criança e a todas as crianças e adolescentes atendidas pela instituição.

A primeira ação da Setas, com apoio do Núcleo de Ações Voluntárias coordenado pela primeira dama Samira Taques, foi assinar uma parceria com um grupo de empresários para garantir estoque de alimentos no lar. As prateleiras da instituição foram encontradas praticamente vazias.

A Setas também criou o Comitê de Reordenamento do Serviço de Acolhimento e, meses depois, construiu o desenho da regionalização dos serviços de acolhimento institucional com possibilidades de contemplar oito regiões.

“Realizamos visitas técnicas de apoio aos serviços dos CRAS/CREAS principalmente, os do PAIF onde se concentram as ações de convivência e fortalecimento de vínculos familiares”, cita Marilê Ferreira, destacando ainda a campanha de captação de recursos para o Fundo da Infância e da Adolescência (FIA), reorganização do Fórum Estadual do PETI – FEPETI e audiências públicas acerca do combate do trabalho infantil, além do apoio às ações de adoção.

Na área do Trabalho e Emprego, a adjunta Ivone Rosset cita as várias edições do Dia D de Inclusão do Jovem no Mercado de Trabalho, dentro do Programa Emprega Rede, e que já levou mais de 3 mil jovens às unidades do SINE Matriz e de Rondonópolis para cadastro, encaminhamento ao mercado de trabalho e cursos de qualificação.

A Setas ainda inovou ao criar cursos de qualificação para adolescentes em conflito com a lei, com a parceria do Sistema S.

Dentro do Ganha Tempo, unidade gerida pela Secretaria Adjunta de Cidadania, a Setas realizou atividade para crianças em comemoração ao Dia da Criança. A secretária Alda Attílio destaca a coordenação do Fepeti, participando ativamente das reuniões e ações de erradicação ao trabalho infantil.

COMPARTILHE:

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Bolão de Mato Grosso fatura mais de R$ 45 mil na Mega-Sena

O bolão de Cáceres foi premiado, ontem à noite, no...

Inscrições de seletivo com 69 vagas terminam amanhã em Mato Grosso; salários até R$ 6 mil

As inscrições do processo seletivo da prefeitura de Paranatinga,...
PUBLICIDADE