A Secretaria de Estado de Segurança Pública, por meio do programa Estratégia Nacional de Segurança nas Fronteiras (Enafron), realiza, amanhã, às 9h, a entrega de materiais, equipamentos de alta tecnologia e viaturas que atenderão 23 municípios interligados à fronteira. Foram investidos R$ 680,7 milhões em equipamentos de alta tecnologia, mobiliários e duas viaturas de perícias móveis que atenderão à Perícia Oficial e Identificação Técnica (Politec), ao Grupo Especial de Fronteira (Gefron) e à Polícia Civil. A entrega será realizada no estacionamento do prédio da Sesp, no Centro Político Administrativo, em Cuiabá.
O investimento é resultado de convênio firmado entre o governo federal, por meio da Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp), que totaliza R$ 7,5 milhões. De acordo com o secretário Executivo do Gabinete de Gestão Integrada (GGI), tenente-coronel Átila Wanderley da Silva, a aquisição faz parte do programa Estratégia Nacional de Segurança na Fronteira que visa proporcionar maior cobertura e mobilidade aos órgãos de segurança, com o objetivo de fortalecer a segurança e o desempenho do serviço de polícia na região de fronteira.
Até o final do ano estão previstos ainda, a instalação de torres, rádios e repetidores que vai permitir a comunicação restrita e segura na fronteira, evitando a interceptação pelo crime organizado.
As unidades móveis da Politec irão permitir o armazenamento de materiais e realização de perícias de crimes como falsificação de dinheiro e tráfico de drogas. De acordo com o diretor-geral da Politec, Rubens Sadao Okada, as duas viaturas irão trazer melhores condições de trabalho aos peritos durante as operações na fronteira. “Antes não tínhamos um local adequado para a realização das perícias e agora iremos contar com as unidades móveis que atenderão à coordenadoria regional de Cáceres e Tangará da Serra'', destacou.
Serão contemplados com os demais equipamentos os municípios de Cáceres, Pontes e Lacerda, Comodoro, Porto Espiridião, Ondiavaí, Reserva do Cabaçal, Poconé, Porto Estrela, Sapezal, Barão de Melgaço, Nossa Senhora do Livramento, Curvelândia, Lambari D'Oeste, Glória do Oeste, Rio Branco, Salto do Céu, Figueirópolis D'Oeste, Jauru, Vale de São Domingos, Conquista D' Oeste, Poconé, Nova Lacerda e Araputanga.