A Secretaria de Estado de Educação (Seduc) deu início a entrega de 32.237 mil mesas e cadeiras adquiridas para atender aos estudantes da rede pública estadual. Até o momento, a pasta já entregou 10.513 conjuntos escolares que contemplam 102 escolas situadas em 56 municípios.
Mais 4.545 mobiliários da primeira remessa serão distribuídos a 53 escolas de 14 municípios nos próximos dias, conforme agendamento programado pela secretaria. O restante será endereçado às unidades de ensino no decorrer do próximo ano letivo. Ao todo, o Governo investiu R$ 6,8 milhões na compra dos conjuntos.
Com o objetivo de não deixar nenhuma escola para trás, a Seduc permitiu que os próprios diretores fizessem o lançamento da demanda no sistema eletrônico da secretaria, o SigEduca. Participaram do processo 661 unidades de ensino.
Em conversas com alunos e professores durante visitas às escolas estaduais do Estado, o secretário de Educação, Marco Marrafon, percebeu que uma das principais reivindicações da comunidade diz respeito a melhorias na infraestrutura. Atualmente, cerca de 90% das demandas das unidades escolares são sobre infraestrutura.
“Por isso é imprescindível a renovação das mesas e cadeiras, dos aparelhos de ar condicionado e todos os equipamentos necessários e fundamentais para garantir não apenas o bom funcionamento das escolas, mas também o conforto dos alunos. Isso tudo reflete diretamente na aprendizagem deles e nos resultados da educação no Estado”.
Já o secretário-adjunto de Administração Sistêmica, Douglas Araújo, destaca que os problemas, em grande parte, possuem caráter emergencial. “Daí a importância em resolvê-los o quanto antes”.
Até o final deste ano, a Seduc disponibilizará 15.058 mesas e cadeiras à rede pública. Também irá equipar e renovar os materiais permanentes. Para isso, uma licitação que prevê a aquisição de bebedouro, geladeira, fogão, freezer e ar-condicionado, além de mobiliários e equipamentos, encontra-se em andamento. A expectativa é de que os primeiros itens comecem a ser comprados já no início do próximo ano.