PUBLICIDADE

Secretaria emite alerta após registrar aumento em acidentes com animais peçonhentos em Cuiabá

PUBLICIDADE
Redação Só Notícias (foto: assessoria)

A secretaria municipal de Saúde, através da Vigilância em Zoonoses, emitiu um alerta sobre o aumento dos acidentes causados por animais peçonhentos em Cuiabá. Neste ano, até 31 de março, o Centro de Informação e Assistência Toxicológica (CIATOX) do Hospital Municipal de Cuiabá (HMC) já havia registrado 246 atendimentos relacionados a acidentes com animais peçonhentos.

“Durante o primeiro trimestre do ano, observa-se tradicionalmente um aumento nesses incidentes. As chuvas inundam os abrigos naturais desses animais, forçando-os a buscar novos esconderijos e fontes de alimento. Esse deslocamento aumenta significativamente o risco de encontros entre esses animais e humanos, culminando em mais acidentes. Mas é importante ressaltar que os acidentes ocorrem ao longo de todo o ano, não se limitando apenas a esse período”, explicou Pablo Pazóti, biólogo do Centro de Controle e Zoonoses – CCZ.

O Brasil abriga uma diversidade de espécies de animais peçonhentos, incluindo serpentes, escorpiões, aranhas, abelhas, formigas, vespas e lacraias. No entanto, nem todas representam um perigo iminente para os seres humanos. Apenas algumas espécies são consideradas de interesse médico devido à capacidade de causar acidentes graves e até mesmo fatais, como jararacas, cascavéis, surucucus, aranhas-marrom e armadeira, além de algumas espécies de escorpião.

Dados do alerta apontam que Mato Grosso registrou um total de 3.637 incidentes em 2023, dos quais 1.062 ocorreram na capital.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

PUBLICIDADE