terça-feira, 30/abril/2024
PUBLICIDADE

Secretaria emite alerta após registrar aumento em acidentes com animais peçonhentos em Cuiabá

PUBLICIDADE
Redação Só Notícias (foto: assessoria)

A secretaria municipal de Saúde, através da Vigilância em Zoonoses, emitiu um alerta sobre o aumento dos acidentes causados por animais peçonhentos em Cuiabá. Neste ano, até 31 de março, o Centro de Informação e Assistência Toxicológica (CIATOX) do Hospital Municipal de Cuiabá (HMC) já havia registrado 246 atendimentos relacionados a acidentes com animais peçonhentos.

“Durante o primeiro trimestre do ano, observa-se tradicionalmente um aumento nesses incidentes. As chuvas inundam os abrigos naturais desses animais, forçando-os a buscar novos esconderijos e fontes de alimento. Esse deslocamento aumenta significativamente o risco de encontros entre esses animais e humanos, culminando em mais acidentes. Mas é importante ressaltar que os acidentes ocorrem ao longo de todo o ano, não se limitando apenas a esse período”, explicou Pablo Pazóti, biólogo do Centro de Controle e Zoonoses – CCZ.

O Brasil abriga uma diversidade de espécies de animais peçonhentos, incluindo serpentes, escorpiões, aranhas, abelhas, formigas, vespas e lacraias. No entanto, nem todas representam um perigo iminente para os seres humanos. Apenas algumas espécies são consideradas de interesse médico devido à capacidade de causar acidentes graves e até mesmo fatais, como jararacas, cascavéis, surucucus, aranhas-marrom e armadeira, além de algumas espécies de escorpião.

Dados do alerta apontam que Mato Grosso registrou um total de 3.637 incidentes em 2023, dos quais 1.062 ocorreram na capital.

COMPARTILHE:

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Definida compra de mais uma ambulância para a rede municipal em Nova Mutum

A prefeitura vai licitar, dia 20 do próximo mês,...

Incêndio em selaria no Mato Grosso danifica mercadorias  

O comércio de seleiros teve parte de estrutura destruída...
PUBLICIDADE