PUBLICIDADE

Secretaria e entidade firmam parceria para obras no Parque Nacional de Chapada

PUBLICIDADE

A Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico (Sedec) firmou um Termo de Cooperação com o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), ligado ao Ministério do Meio Ambiente, para a execução de obras de infraestrutura turística no Parque Nacional de Chapada dos Guimarães, que é de responsabilidade do Governo Federal.

Pela parceria, o ICMBio concede à Sedec a realização para construção de uma portaria e de um centro de visitantes na cachoeira Véu de Noiva e da revitalização de trilhas, além da infraestrutura necessária para a reabertura do Portão do Inferno.

O ICMBio continuará fazendo a gestão e a manutenção desses locais. O Instituto ainda deverá orientar os guias do parque sobre a aplicação da legislação ambiental e avaliar os reflexos e resultados das atividades desenvolvidas no local.

A obra da portaria da cachoeira Véu de Noiva teve início em 2013 e foi paralisada em 2014. Já a do centro de visitante e a revitalização das trilhas não chegaram nem a ter sua licitação realizada, já que a primeira em 2013 foi declarada deserta e a segunda, em 2014, fracassada.

Desde o início da atual gestão o Governo do Estado vem trabalhando para realizar um novo termo de cooperação com o ICMBIO. De acordo com o secretário-adjunto de Turismo, Luis Carlos Nigro, com o termo de parceria a Sedec poderá iniciar um novo processo licitatório. “Agora iremos realizar uma nova licitação e dar prosseguimento aos trabalhos de infraestrutura”, destaca.

Os recursos para as obras da portaria da cachoeira Véu de Noiva, do centro de visitantes e da revitalização das trilhas virão do Ministério do Turismo e todo investimento totaliza R$ 2,5 milhões.

O projeto arquitetônico para infraestrutura e retomada da visitação turística no Portão do Inferno já está pronto e foi feito por uma equipe de professores da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT). Nele constam a construção de um estacionamento, uma trilha com belvedere e um restaurante. O estacionamento será feito afastado das áreas de risco de acidentes, em terreno plano, com capacidade para 30 veículos e de fácil acesso à região onde será instalado o belvedere, às bordas do paredão.

Além da capacidade do estacionamento, o projeto prevê também altura mínima de 1,80 metro de elevação da trilha, do guarda-corpo e do corrimão, além do uso de estruturas metálicas em detrimento de madeiras, para evitar incêndios e apodrecimentos. O belvedere, destino final dos visitantes, deverá obedecer aos mesmos critérios da passarela.

O local está fechado desde 2011 devido a riscos de desabamentos detectados por geólogos da UFMT. A reabertura faz parte do projeto do Governo do Estado em viabilizar a implantação de um corredor do ecoturismo no Estado tendo como eixo principal o Pantanal, Chapada dos Guimarães, Nobres e Jaciara, a fim de promover o desenvolvimento econômico.

Atualmente o Parque Nacional encontra-se aberto à visitação, mas algumas normas, por questão se segurança, como o acompanhamento feito por guias, têm que ser observadas devido à falta de estrutura nos atrativos. Além das melhorias na estrutura física, a parceria também visa a melhorar a qualidade do serviço prestado por esses guias.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Bombeiros combatem 15 incêndios em Mato Grosso

O Corpo de Bombeiros Militar extinguiu um incêndio florestal...

Lei seca em Mato grosso tem 10 condutores presos por embriaguez

Dez condutores foram presos por embriaguez ao volante durante...

Incêndio em parque florestal é extinguido pelos bombeiros em Mato Grosso

O Corpo de Bombeiros Militar de Mato Grosso extinguiu,...
PUBLICIDADE