A secretária Adriana Vandoni informou, por meio de nota da assessoria, que está à disposição dos órgãos de controle para contribuir com as investigações da Operação Rêmora. Em despacho do dia 4 de agosto, a juíza Selma Rosane Santos Arruda determina o compartilhamento de informações do Gabinete de Transparência e Combate à Corrupção com o Núcleo de Ações de Competência Originária (Naco).
Vandoni compareceu ao Gaeco, no dia 25 de julho, na condição de declarante, ocasião que, segundo a assessoria, “reforçou o papel do GTCC no aprimoramento dos instrumentos de controle do governo”. Esclarece ainda que as denúncias de corrupção são encaminhadas aos órgãos de investigação e controle, em consonância com as atribuições do gabinete, criado em 2015 para formular, coordenar e fomentar a implementação de planos, programas e projetos voltados à prevenção da corrupção e à promoção da transparência, do acesso à informação, da conduta ética, da integridade e do controle social na administração pública.
O GTCC ressalta que recebeu denúncia sobre irregularidades no processo de construção de escolas pela Secretaria de Estado de Educação (Seduc) e a encaminhou à Delegacia Fazendária (Defaz) para abertura de investigação, por meio do ofício número 16/2016. O procedimento é adotado como padrão nos casos de denúncias envolvendo a administração.