terça-feira, 16/abril/2024
PUBLICIDADE

Secretária diz que fogo consumiu 20% do Pantanal e que foco é preservar biodiversidade e vidas

PUBLICIDADE
Só Notícias/Marco Stamm (foto: assessoria/arquivo)

A secretária estadual de Meio Ambiente, Mauren Lazzaretti, disse, sexta-feira, em Sinop, que as queimadas já consumiram mais de 20% da área do Pantanal em Mato Grosso e que o fogo se espalhou para todo o estado, causando uma morte de pessoa em Cáceres e um número incontável de animais. Segundo a titular da Sema, todas as estratégias de controle que antes funcionavam são aplicadas neste ano, o emprego de forças federais existe, mas a ausência de chuva por mais de quatro meses tirou a situação de controle.

A prioridade agora, de acordo Mauren, é concentrar esforços em para preservar os ambientes com maior diversidade de flora e fauna, a vida humana e o patrimônio das pessoas. “É importante registrar que o Estado vem sinalizando que nós passamos por um ano atípico. Nós tivemos reforço desde o início do período da força nacional, do Exército, o fato é que nós chegamos numa condição climática de mais de 120 dias que tornou esse Estado de calamidade exigindo que a gente fizesse a reprodução do decreto de calamidade pela somatória de fatores”, justificou.

Mauren admite que o estrago pode estar subdimensionado e que a conta não atinge outras regiões de Mato Grosso, como Chapada dos Guimarães, a Amazônica e a do Araguaia, que também ardem em chamas. “Ainda estamos estudando como trabalhar no levantamento dos impactos. Temos as universidades conosco, a Embrapa, e objetivo hoje é controlar os incêndios para depois a gente trabalhar nas medidas mitigadoras para reduzir o impacto no Pantanal”.

Conforme Só Notícias informou, o ministério de Justiça e Segurança vai enviar agentes das forças de segurança nacional para ajudar o governo de Mato Grosso no combate aos incêndios florestais, já nesta semana, a pedido do governador Mauro Mendes. A informação foi confirmada ao secretário-chefe da Casa Civil, Mauro Carvalho, pelo secretário especial adjunto da secretaria de Assuntos Federativos da presidência da República, Júlio Alexandre.

“O governador solicitou essa ajuda já na última segunda-feira, para contribuir no combate a esse grande incêndio que está ocorrendo não só na região do pantanal, mas em todo o estado de Mato Grosso”, afirmou Carvalho, durante vistoria realizada por diversas autoridades na região do Pantanal, neste sábado. Ele acrescentou que ainda não há informações sobre o número de combatentes e qual a estrutura que será disponibilizada em Mato Grosso.

COMPARTILHE:

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Carro pega fogo e fica destruído em Sinop

O incêndio em um Fiat Uno vermelho foi, há...

Número de veículo emplacados em Alta Floresta sobe para 54 mil; Colíder 27 mil

O relatório da Circunscrição Regional de Trânsito, que Só...
PUBLICIDADE