PUBLICIDADE

Secretaria distribui 500 filtros para moradores de município que decretou situação de emergência

PUBLICIDADE

A Secretaria de Estado das Cidades (Secid) distribuiu 500 filtros de água para a população de Barão de Melgaço, neste fim de semana. A ação, realizada por meio da Secretaria Adjunta de Proteção e Defesa Civil, faz parte do plano de resposta feito após o município ter decretado situação de emergência por água contaminada. Além desse trabalho, uma equipe da Secid iniciou o estudo do projeto para implantar a nova rede de captação na cidade. Dezessete voluntários participaram da ação.

O secretário Eduardo Chiletto e o secretário adjunto da Defesa Civil, tenente coronel Abadio da Cunha, acompanharam a distribuição dos filtros e conheceram de perto as necessidades da população afetada pela contaminação da água. “Após a descoberta da contaminação na rede de distribuição de água de Barão, nossa equipe da Defesa Civil iniciou os trabalhos de auxílio para que o município decretasse situação de emergência. Em continuidade a esta resposta, distribuímos esses 500 filtros de água, para amenizar os possíveis danos à saúde dos moradores locais. Esse trabalho também é preventivo e de extrema importância ao município”, enfatizou Chiletto.

Muitas famílias não teriam condições de adquirir o filtro de água, e se surpreenderam com a ação do Estado. É o caso da dona de casa Dinair Viana, 54 anos, moradora de Barão de Melgaço há 19 anos. “Estou muito feliz e surpresa com essa doação. É a primeira vez que o Governo vem até o nosso município com esse tipo de assistência”.

Maria Bitá, 46 anos, que tira o sustento da agricultura familiar, diz que se sentia esquecida no município, mas que nunca perdeu a esperança de consumir água limpa. “Esperávamos há muito tempo para tomar uma água limpa. Minha família não tem condições de comprar água mineral toda semana, por isso é uma imensa alegria receber este auxílio”.

A ação de entrega dos filtros terá continuidade com a conscientização da população para utilizar o utensílio. “Encontramos o município em uma situação crítica, porém agora estamos encaminhando para tentar solucionar o problema. A distribuição de filtros é um trabalho de ofício da Defesa Civil, para tentar normalizar o dia a dia da população o mais breve possível”, disse o tenente coronel Cunha.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Boletim aponta 39 mortes por dengue em Mato Grosso e 12 por chikungunya

O último boletim epidemiológico divulgado pela secretaria estadual de...

Veículos ficam danificados após colisão em cruzamento em Sorriso

Dois veículos ficaram bastante danificados após colidirem no cruzamento...

Apostadores de Sinop e Sorriso ganham prêmio na Quina

Dois apostadores de Sinop e Sorriso acertaram, ontem à...
PUBLICIDADE