O secretário de Saúde de Peixoto de Azevedo (196 quilômetros de Sinop) Madson Fontoura, confirmou, ao Só Notícias, que nos últimos quatros meses moradores, na região de garimpo às margens do Rio Peixoto, foram detectados casos de malária. Os números de infectados estão sendo atualizados pela secretaria.
Segundo o secretário, todos foram tratados tempo hábil evitando a proliferação da doença e parte dos pacientes veio de outras regiões onde há maior incidência da doença. Madson acrescentou que a secretaria estará indo na região de garimpo para investigar e tomar as providências complementares.
Quando identificado o caso tem que ser repassado para a secretaria municipal de Saúde, Pronto Atendimento ou postos de saúde para que o medicamento seja liberado. O tratamento inicial dura entre 10 a 15 dias.
A malária é uma doença infecciosa febril aguda. O principal sintoma é a febre. O doente começa sentir muito frio, seguido de fases de extremo calor. Estas febres são constantes, porém a periodicidade é irregular. Dores de cabeça, náuseas, hemorragias e fadiga também são sintomas.