sexta-feira, 26/abril/2024
PUBLICIDADE

Secretaria define sonorizadores para substituir radares em Sinop e manter velocidade nas vias

PUBLICIDADE
Só Notícias/Luan Cordeiro (fotos: Só Notícias)

A secretaria municipal de Trânsito e Transporte Urbano construirá mais sonorizadores para substituir os equipamentos de fiscalização eletrônica (radares) a partir de junho. O dispositivo físico consiste em ranhuras ou pequenas ondulações ‘impressas’ no asfalto com o objetivo de provocar trepidação e ruído na passagem de veículos, visando não diminuir, mas sim manter a velocidade nas vias.

“A gente fez um planejamento e mandou para a secretaria de Obras para fazer sonorizadores nesses locais. Hoje, perto dos radares tem sonorizador bem leve, e faremos um pouco mais. Acontece uma trepidação para te alertar da velocidade. Você vai passar pelo local, sentir a trepidação, olhar para a placa na via e ver se sua velocidade está de acordo com a permitida”, explicou, ao Só Notícias, o engenheiro civil da prefeitura, Ítalo Guzzo Neto.

O dispositivo tem a mesma função do controlador eletrônico (radares). “Legalmente e tecnicamente é o dispositivo para substituir um controlador. Tem a mesma função, mas sem aplicação de multas. Vai alertar o condutor que naquele local ele pode estar acima do permitido”, ponderou.

Segundo Ítalo, lombadas estão descartadas. “Ela é proibida pelo Código de Trânsito Brasileiro. Já a faixa elevada, é outro dispositivo, como uma faixa de pedestre. Ela serve para o pedestre sair de um lugar e ir para outro, com mais segurança, e também tem vários itens dentro da legislação para colocar uma. Não é um dispositivo para você segurar o trânsito ou diminuir a velocidade”, completou.

Atualmente, a velocidade permitida é de 60 quilômetros nas avenidas (exceto a Júlio Campos, que é 40 km), e 40 km nas demais vias. Estes limites não devem ser alterados pela secretaria.

Os equipamentos que registram excesso de velocidade – e expedem multas – estão instalados André Maggi (na lateral do cemitério), Ingás (próximo à rua dos Cajueiros), Alexandre Ferronato (próximo ao Grande Templo), Figueiras (próximo à ponte no Jardim Delta), Bruno Martini (ao lado na Unemat) Joaquim Socreppa (proximidades da avenida das Sibipirunas), Itaúbas, Tarumãs, Júlio Campos, Jacarandás, rua das Orquídeas (próximo a Escola Municipal Sadão Watanabe) e na rua das Avencas (próximo a rua Juçaras).

Conforme Só Notícias informou, em primeira mão, na última semana, o prefeito Roberto Dorner (Republicanos) assinou a rescisão com a empresa de São Paulo responsável pela locação e operação dos equipamentos de fiscalização eletrônica (radares). A partir de junho, todos os pardais serão retirados das ruas e avenidas do município. O contrato foi assinado em maio de 2019, com vigência de 24 meses e valor de investimento superior a R$ 8,7 milhões, em parcelas mensais de R$ 362,9 mil.

COMPARTILHE:

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Homem morre após cair de moto em Sorriso

Willians Roberto Prates da Silva morreu esta manhã em...

Prefeitura contrata show da cantora Paula Fernandes para reveillón no Nortão

A prefeitura de Santa Carmem (35 quilômetros de Sinop)...
PUBLICIDADE