PUBLICIDADE

Secretaria define plano de ação para implementar melhorias no controle das contas públicas em Mato Grosso

PUBLICIDADE
Redação Só Notícias (foto: assessoria/arquivo)

A secretaria de Fazenda elaborou um plano de ação para implementar melhorias no sistema de gestão financeira e orçamentária do Estado. O documento cumpre ao estabelecido no decreto Federal, que determina os requisitos mínimos de qualidade do sistema único e integrado de execução orçamentária, administração, financeira e controle, e que devem ser seguidos por todos entes estaduais e municipais.

O plano será implementado a partir deste ano. De acordo com o documento elaborado pela secretaria Adjunta da Controladoria Geral, da Sefaz, as melhorias devem ser feitas até 31 de dezembro do próximo ano para que em janeiro de 2023 o sistema já esteja integralmente ajustado.

De acordo com a secretária Adjunta da Controladoria Geral, Anesia Cristina, a Sefaz já realiza o controle das contas públicas, por meio do Sistema Integrado de Planejamento, Contabilidade e Finanças do Estado de Mato Grosso, de forma eficiente e transparente atendendo à Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF). Sendo assim, os principais pilares dos requisitos mínimos do sistema já são cumpridos como, por exemplo, procedimentos contábeis e transparência da informação.

“Como a maioria dos requisitos constantes no decreto federal já são atendidos pelo Fiplan, eles não vão gerar um grande impacto. A complexidade e esforço será em relação aos ajustes técnicos que serão feitos, tanto no âmbito da contadoria quanto da área de tecnologia da informação”, explica Anésia Cristina.

Para elaborar o plano de ação, a secretaria realizou um diagnóstico do Sistema Integrado de Planejamento, Contabilidade e Finanças do Estado e nele foram mapeados os pontos que podem ser aprimorados. Dessa forma, o documento estabelece normas como a criação e ampliação de mecanismos que garantam integridade, confiabilidade, auditabilidade e disponibilidade das informações registradas. Essa etapa deve ser implantada até 31 de dezembro.

Outros pontos como a disponibilização por meio eletrônico de forma detalhada – informações sobre execução orçamentária e financeira em tempo real, bem como informações sobre convênios, processos licitatórios, aquisição de bens ou serviços, também devem ser disponibilizadas no sistema até dezembro do próximo ano.

O padrão de qualidade Sistema Integrado de Planejamento, Contabilidade e Finanças do Estado de Mato Grosso é o conjunto de características ou requisitos gerais, contábeis, de transparência da informação e também tecnológicos, cuja finalidade é de registrar os atos e fatos relacionados com a administração orçamentária, financeira e patrimonial. Seu principal objetivo é que todos os estados e municípios tenham condições, por meio dos seus sistemas, de disponibilizar informações com integridade, fidedignidade, segurança e agilidade tanto para a Secretaria do Tesouro Nacional quanto para o controle interno, externo e social.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Universidade Federal de Mato Grosso discute criação de novo campus

Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) recebeu hoje uma...

Idosa dada como morta consegue reativar benefício previdenciário em Mato Grosso

Uma aposentada conseguiu reaver seu benefício previdenciário, que havia...

IFMT abre vagas para contratação de professores em Sinop, Lucas e outras cidades

O Instituto Federal de Mato Grosso (IFMT) abriu processo...

Mutirão da Defensoria em Sinop e mais cidades oferece filiação socioafetiva

A filiação socioafetiva pode ser realizada gratuitamente por pais,...
PUBLICIDADE