PUBLICIDADE

Secretaria de Segurança intensifica trabalho integrado e de inteligência para combater roubos a bancos em MT

PUBLICIDADE

O trabalho de inteligência e a integração entre as polícias Militar e Judiciária Civil têm intensificado às ações de combate a furtos e roubos a agências bancárias, no Estado. Em sete dias, a Gerência de Combate ao Crime Organizado (GCCO) realizou a prisão de 10 pessoas envolvidas nesse tipo de ação. Outros dois criminosos foram presos pela Delegacia Especializada de Roubos e Furtos de Veículos Automotores (Derrfva).

Este ano já foram registradas 31 ocorrências de furtos e roubos de agências, sendo 26 furtos tentados e consumados, dos quais em apenas quatro das agências os criminosos tiveram acesso ao dinheiro dos cofres. Também ocorreram dois roubos a três caixas eletrônicos arrombados, sendo dois deles consumados e um tentado.

Na primeira semana deste ano, a Polícia Militar, em ação rápida, frustrou um roubo a uma agência bancária no município de São José do Rio Claro (325 km de Cuiabá). Quatro homens invadiram a agência, renderam os vigilantes e roubaram as armas. Na ação, dois homens morreram e outros dois foram presos pela Força Tática que encontrou a dupla escondida em uma residência. Junto com os suspeitos, a polícia apreendeu um malote com o dinheiro roubado, cincos armas, sendo quatro revólveres calibre 38 e uma pistola calibre nove milímetros.

O secretário de Segurança Pública, Gustavo Garcia, destacou por meio da assessoria, o sucesso do trabalho integrado entre as polícias Civil e Militar, com apoio das agências de inteligência e trabalho de investigação da Gerência de Combate ao Crime Organizado (GCCO), que resultou em prisão de assaltantes de banco e quadrilhas que agem em Mato Grosso e em outros Estados.

Gustavo citou, por exemplo, a operação "Luxus", deflagrada no ano passado, que resultou na prisão de 17 membros de uma organização criminosa que agiram em roubos e furtos de pelo menos dez agências bancárias de Mato Grosso.

“A inteligência produz informações para preparar as ações policiais antes de qualquer ação e desmantelar as quadrilhas organizadas. Cabe a unidade fazer um amplo levantamento de informações e trocas de dados, e, com isso identificar os envolvidos”, ressaltou o secretário.

O delegado titular do GCCO, Diogo Santana, destacou que tem intensificado as investigações e o trabalho de forma integrada para coibir a prática de furtos a estabelecimentos bancários. “Na última semana, por meio de um trabalho conjunto das forças policiais com apoio dos Núcleos de Inteligência da Capital e do Interior, conseguimos prender autores desta modalidade criminosa e também antecipar a ação deles, impedindo a prática de alguns crimes, como aconteceu em Nova Ubiratã e Sorriso, por exemplo”, explica.

Outro fator relevante, segundo o titular do GCCO, é o esforço mútuo das entidades públicas e privadas na rápida ação contra os criminosos. A Polícia Civil realiza contato direto com o setor de segurança dos bancos, trocando informações, para frustrar a invasão e subtração de valores.

Nesse esforço conjunto, dois criminosos foram presos no último sábado, em Várzea Grande, pela Delegacia Especializada de Roubos e Furtos de Veículos Automotores (Derrfva).

O subchefe de Estado Maior da Polícia Militar, coronel Henrique Correia, frisa o trabalho integrado e as rondas ostensivas. “Parte das ocorrências foram tentativas de roubos ofuscadas pela atuação da polícia. Analisamos os locais onde acontecem os casos e intensificamos as abordagens e policiamentos nos locais. Desta forma, conseguimos direcionar os nossos policiais de forma mais técnica para o trabalho”, disse.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Peão morre após ser pisoteado por boi em rodeio no Nortão

José Thaysson Medeiros da Silva, de 21 anos, faleceu...

Dois morrem após carretas colidirem e pegarem fogo em rodovia de Mato Grosso

Dois condutores, de idades não informadas, foram encontrados sem...

Apostas de Mato Grosso ganham mais R$ 52 mil na loteria

Uma aposta de Santo Afonso (257 km de Cuiabá)...

Queimada de grandes proporções atinge área de mata em Sinop

Uma queimada de grandes proporções atingiu uma área de...
PUBLICIDADE