quinta-feira, 25/abril/2024
PUBLICIDADE

Secretaria de Saúde fará conscientização para prevenir doenças de esforço físico

PUBLICIDADE

A Secretaria de Estado de Saúde realiza na próxima sexta-feira (24), na Praça Alencastro, em Cuiabá, a partir das 8h, ações de conscientização com o objetivo de prevenir doenças acarretadas pelo esforço físico no trabalho. As atividades vão enfocar as Lesões por Esforço Repetitivo e o Distúrbio Osteomuscular Relacionado ao Trabalho (Ler/Dort), duas disfunções que vem afetando os trabalhadores em Mato Grosso.

Coordenadas pela gerência do Centro Estadual de Referência em Saúde do Trabalhador (Cerest), as atividades incluem o oferecimento de um café da manhã aos trabalhadores e interessados que passarem pela praça na parte da manhã. Haverá, também, apresentação dos corais do Centro de Reabilitação Integral Dom Aquino Correa (Cridac) e da Ses, distribuição de folderes informativos e educativos e realização de ginástica laboral.

Os técnicos, junto com parceiros da Saúde na realização do evento, irão visitar o comércio e bancos no entorno da Praça Alencastro divulgando informações sobre Ler/Dort. “A Lesão por Esforço Repetitivo e o Distúrbio Osteomuscular Relacionado ao Trabalho não podem ser considerados conseqüências naturais do processo de trabalho”, afirmou a gerente do Cerest, Soraia Maciel.

A gerente disse que é possível reverter esse processo com decisões simples, como a adequação dos equipamentos, a diminuição do ritmo de trabalho, o estabelecimento de rodízios de funções, pausas para descanso, adoção de política de prevenção de doenças profissionais e de punições severas aos que privilegiam o lucro em detrimento das boas condições de trabalho. A Organização Internacional do Trabalho (OIT) instituiu o dia 28 de fevereiro como o Dia Internacional da Ler/Dort.
ESTATÍSTICAS – A preocupação com os acidentes de trabalho assume importância significante quando se considera os números fornecidos pelo Anuário Estatístico de Acidentes de Trabalho da Previdência Social, edição de 2003. Nele, Mato Grosso aparece com 5.706 ocorrências de acidente de trabalho em 2003, sendo que, desse número, 135 casos resultaram em morte dos trabalhadores vitimados. Apenas em Cuiabá, durante o referido ano, foram recebidas 1.026 ocorrências, com 14 mortes notificadas.

Outros pólos regionais de Mato Grosso também apresentaram números de acidentes de trabalho: em Várzea Grande foram notificados 345 acidentes, com 9 mortes. Em Rondonópolis, o total chegou a 425 acidentes, com 10 mortes. Em Barra do Garças as notificações foram de 99 acidentes e 2 mortes.

COMPARTILHE:

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Diretora do hospital Santa Casa de Cuiabá alerta para superlotação de pronto atendimento

O pronto atendimento pediátrico do Hospital Estadual Santa Casa,...

Morre jovem que estava internada em Nova Mutum após acidente em Sinop

Faleceu ontem no hospital de Nova Mutum, Kerollyn Thaiza...

Condutor perde controle e caminhonete capota na BR-163 em Sinop

O acidente com a Toyota Hilux foi, no início...
PUBLICIDADE