A Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico criou uma Comissão de Elaboração do Planejamento Estratégico Estadual do Turismo de Mato Grosso com o objetivo de traçar um plano para o setor até 2027. A medida foi publicada no Diário Oficial que circulou na última segunda-feira.
De acordo com o secretário-adjunto de turismo da Sedec, Luis Carlos Nigro, a ideia é pensar o turismo a curto, médio e longo prazo. “Queremos com esse plano criar um norte para que durante esse período não tenhamos interrupção ou mudanças nas políticas públicas de turismo traçadas pela atual gestão”.
Nigro cita como exemplo o corredor do Ecoturismo, que compreende Pantanal, Cuiabá, Chapada dos Guimarães, Nobres e Jaciara, criado pela atual gestão para alavancar o destino Mato Grosso. “Queremos, por exemplo, fazer com que, independente da gestão, esse corredor seja mantido. Na verdade estamos criando um plano estratégico que deverá ser seguido, independente da troca de gestores”.
A medida deve-se também ao fato da atividade ser sistêmica e depender de vários outros setores. O plano será composto de programas e projetos a serem desenvolvidos a curto, médio e longo prazo.
Primeiro serão identificadas informações primárias e secundárias na própria Sedec e em outras secretarias como a de Planejamento e Meio Ambiente, além dos municípios turísticos do Estado.
Depois será realizado um diagnóstico e um prognóstico desses dados e por último, baseado nesses levantamentos, elaborado o plano estratégico, que deverá ficar pronto até novembro de 2016.
A comissão será composta por servidores de carreira da pasta e de várias áreas. Dentre elas, infraestrutura, marketing, pesquisa e planejamento e qualificação.
O governo do Estado quer transformar o turismo em Mato Grosso em um dos principais pilares da economia. Pensando nisso criou o Programa de Fomento ao Turismo (Pro-turismo), que é dividido em três frentes de trabalho: Infraestrutura, treinamento e qualificação e promoção e divulgação.
Infraestrutura – a infraestrutura vem sendo viabilizada por meio do Programa de Desenvolvimento Sustentável do Turismo (Prodestur). Hoje são 19 obras turísticas em andamento e mais quatro aguardando aprovação do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), que é quem financia o programa.
Qualificação – a secretaria também tem promovido, em parceria com o Sistema S, a Secretaria de Trabalho e Assistência Social, Universidade do Estado de Mato Grosso e prefeituras cursos de qualificação que visam estruturar equipamentos turísticos, melhorando o atendimento e a oferta de serviços, tornando esses destinos mais competitivos.
Já foram realizados cursos de qualificação para guias de turismo, para profissionais de empreendimentos ligados ao setor como bares, hotéis e restaurantes e formação de guias em roteiros históricos, folclóricos e culturais.
Além disso está sendo implantado pela pasta o projeto Qualitur-MT que consiste em qualificar profissionais de turismo diretos e indiretos, nos municípios do Corredor do Ecoturismo que compreende as localidades do Pantanal, Cuiabá, Chapada dos Guimarães, Jaciara e Nobres.
Divulgação – no que tange à política de promoção e divulgação, a secretaria tem participado ativamente de feiras e eventos de renome nacional e internacional e ainda retomou, após oito anos, a Feira Internacional de Turismo do Pantanal, que recebeu cerca de 60 mil pessoas em sua primeira edição este ano.