O projeto Rio Lira 2020, que visa a recuperação da bacia hidrográfica deste que é um dos principais rios de Sorriso, está buscando parcerias. Segundo a bióloga Marly Aguiar, a Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente está em busca de parceiros para implantar um viveiro de mudas de espécies nativas do município.
Segundo ela, Sorriso tem mais de 4 mil hectares de Área de Preservação Permanente (APP), degradados. A principal preocupação da Secretaria é quanto a recuperação das nascentes dos rios, em especial a nascente da bacia hidrográfica do Rio Tenente Lira, que foi todo mapeado para facilitar a identificação da área degradada.
“O projeto visa fazer a recuperação e monitoramento dessa bacia hidrográfica até 2020. Para isso, buscamos parcerias para produzir essas mudas com um custo menor”, explicou a bióloga. No ano passado, a Associação Regional de Pesquisa Científica e Ambiental (ARPCA) de Sorriso apresentou um projeto aos profissionais da área ambiental do município que consta a transformação do rio Tenente Lira em uma unidade de conservação.
O projeto foi discutido durante o 3º Simpósio Municipal Sobre Recursos Hídricos mas ainda não foi posto em prática por causa do grande número de restrições existentes.