Uma equipe da Unidade Setorial de Correição (Uniscor) da Secretaria de Estado de Justiça e Direitos Humanos (Sejudh) esteve no município e ouviu agentes penitenciários que atuam no presídio Osvaldo Florentino Leite, o “Ferrugem”. Eles colheram informações da equipe que trabalhou no domingo, data da fuga dos 11 detentos, e a outra que assumiu o plantão posteriormente.
Uma fonte da unidade informou, ao Só Notícias, que a corregedoria já abriu uma sindicância para apurar se houve falha dos servidores. Também será apurado as versões dadas pelos seis presos que foram recapturados de que não foi realizada nenhuma revista no local no período de uma semana. Este seria o prazo utilizado pelos detentos para abrir um buraco com cerca de 40 metros da cela 3 do raio laranja até o outro lado do muro do presídio.
O major da Polícia Militar, Bruno Del Barco, disse que o trabalho para recapturar os outros fugitivos continua. A polícia também está atendendo a todas denúncias sobre informações dos fugitivos. “Estamos contando com o apoio do núcleo de inteligência do Sistema Prisional de Mato Grosso, na troca de informações sobre as possíveis localizações dos presos que continuam foragidos”.
Conforme Só Notícias já informou, Erival Vitorino Machado de 18 anos foi preso no fórum, ontem à tarde, quando foi a uma audiência que já estava agendada. Segundo informações da Polícia Militar, ele deveria ser ouvido pelo crime de porte ilegal de arma de fogo e posteriormente liberado para responder em liberdade. Esta situação ocorreria se ainda estivesse detido.
No entanto, como é um dos 11 que fugiu do presídio, na madrugada do último domingo, a juíza da 1ª Vara Criminal, Rosângela Zacarkim dos Santos, expediu um mandado de prisão preventiva. A ordem judicial foi cumprida no momento em que o mesmo compareceu ao fórum para sua audiência.
Ele foi encaminhado à delegacia da Polícia Civil para o registro da ocorrência e, em seguida, levado novamente ao presídio. Erival é o sexto foragido à ser recapturado. Ainda são procurados Lucas da Silva, Júnior dos Santos, Geraldo da Costa, José Brum e Oscar Gonçalves.
Ederson Alves da Silva foi o quinto fugitivo a ser detido. Ele foi encontrado em Colíder, ontem, a partir de uma denúncia. A Polícia Militar confirmou que ele estava em uma casa, na rua Ipiranga, no centro, e não esboçou reação. “Ele disse que veio sozinho para Colíder. Contou que fugiu na madrugada de domingo, por volta das 4h, e veio para cá”, disse um dos soldados que participou da ação. Ederson ainda não foi recambiado para Sinop. Ele estava preso por conduzir veículos sob influência de álcool, sem habilitação e velocidade elevada.
Na segunda-feira (4), a polícia pegou Francisco da Silva, 26 anos, e Vilson José de Almeida, 31 anos, no bairro Alto da Glória, a cerca de seis quilômetros do presídio que escaparam. Eles estavam próximos a uma escola. O tenente Rodrigo Varela, da Força Tática, disse que um deles estava no telefone público (orelhão) quando foi abordado. Ambos usavam o uniforme do sistema prisional. Também na segunda, ainda durante a madrugada, foram capturados dois foragidos – Walisson dos Santos, 22 anos, e Franciciones Pereira, 29 anos – que estavam nas proximidades do rio Preto, também na região do Alto da Glória.