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Secom Mato Grosso cria sistema digital para cotação de serviços terceirizados

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Em uma iniciativa inédita no país, a Secretaria de Comunicação de Mato Grosso (Secom-MT) utiliza desde o dia 1º de julho uma ferramenta eletrônica para eliminar de vez a concorrência desleal e dar mais transparência aos contratos de serviços publicitários no Estado. O novo sistema, o Webcon, realiza cotação de preços on-line de serviços impressos, audiovisual, serigrafia, entre outros de terceiros.

O Governo do Estado já conta com o pregão-eletrônico, que também possibilita compras via-internet, mas o Webcom é uma modalidade onde o próprio sistema faz a checagem dos fornecedores cadastrados de determinado serviço, sendo no mínimo cinco que se identificam com o produto cotado, e seleciona o menor preço. “As informações ficam armazenadas no sistema até o último dia do prazo”, informou secretário-adjunto da Secom, Elpídio Spiezzi, garantindo a eficiência e a segurança no processo.

Spiezzi explica que uma mensagem convite é enviada a todos os cadastrados no Webcon, com a relação de serviços a serem contratados. Só depois de terminado o prazo para apresentação dos orçamentos, conforme o grau de dificuldade do orçamento, a secretaria tem o resultado, que também é enviada para a empresa vencedora e às demais concorrentes divulgando o vencedor e todas as colocações.

Antes, eram as agências de publicidade as responsáveis por fazerem as cotações dos produtos junto aos fornecedores. O que, segundo o secretário, às vezes, resultava em reclamações. Muitas delas, pelo descontentamento por não terem tomado conhecimento do processo e ter perdido a oportunidade de apresentar um orçamento. “O sistema (Webcon) torna mais justa a concorrência, eliminando qualquer julgamento humano”, destaca Spiezzi.

Os fornecedores cadastrados ao Webcon foram indicados pelas agências, que têm conhecimento das empresas que trabalham com o tipo de produto, mas não mais terão relação com a escolha final. A Secom disponibilizou ainda uma senha para acesso ao sistema à cada uma das cadastradas, para evitar que não ocorram quaisquer possibilidades de fraudes. “Nem a secretaria e nem mesmo as agências têm acesso às informações em tempo diferente”, garantiu o secretário.

Dessa forma, acrescentou Spiezzi, o processo atende à política de transparência do Governo de Mato Grosso, evitando, inclusive, que as agências favoreçam empresas “de amigos”. As agências não perdem a responsabilidade da escolha dos fornecedores, o programa apenas elimina as desconfianças e acusações de beneficiamento por parte do Estado.

“Nesse sistema ganha quem tem o melhor preço, o melhor produto e o melhor prazo. Não tiramos a obrigação da agência de saber quais os fornecedores que ela têm que cotar, porque é de responsabilidade dela o fornecedor que está sendo ido. Se caso a empresa que indicou ganhar e não entregar o material bom ou no prazo, a culpa é da agência”, argumentou a chefe de gabinete da Secom, a publicitária Cláudia Bertaglia.

O Webcon será apresentado aos demais órgãos do Executivo estadual, para que também contem com a ferramenta em seus processos de compras de serviços publicitários.

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