PUBLICIDADE

Sebrae oferece capacitações e serviços gratuitos para MEIs em mais de 70 municípios de Mato Grosso

PUBLICIDADE
Redação Só Notícias (foto: assessoria)

O Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Estado de Mato Grosso (Sebrae/MT) promove, de 26 a 30 de maio, a Semana do MEI 2025 em todo o estado. O evento tem como foco o fortalecimento dos Microempreendedores Individuais (MEIs) e vai oferecer capacitações, consultorias e serviços especializados para melhorar a competitividade e a sustentabilidade dos pequenos negócios. A ação vai ocorrer em dezenas de municípios mato-grossenses, com atendimentos presenciais e programações específicas para cada localidade.

Segundo a analista de Negócios do Sebrae e gestora da Semana do MEI, Liliane Ramos, a ação é fundamental para auxiliar os empreendedores devido ao encerramento do prazo para envio da Declaração Anual do Microempreendedor Individual (MEI). “Aproveitamos o final do prazo do envio da declaração, que termina no dia 31 de maio, e fazemos o mutirão de atendimentos para ajudar os empreendedores que ainda não cumpriram com essa obrigatoriedade. Essa é a 16ª edição do maior evento de gestão para o microempreendedor individual realizado pelo Sebrae”, destaca.

Durante a semana, os participantes terão acesso a oficinas práticas e palestras sobre temas como vendas, finanças, marketing digital e legislação. Também estarão disponíveis atendimentos individuais para orientação empresarial, declaração anual, formalização e regularização do MEI.

No primeiro trimestre de 2025, Mato Grosso registrou a abertura de 28.404 pequenos negócios, sendo 72,1% MEIs. A programação vai acontecer em mais de 70 municípios, incluindo Cuiabá, Várzea Grande, Sinop, Rondonópolis e Sorriso, que são as cidades que lideraram a abertura de pequenos negócios no estado. Segundo dados do Sebrae/MT, Cuiabá aparece em primeiro no ranking com 6.407 novos empreendimentos registrados, seguida por Várzea Grande, com 2.307, e Sinop, com 2.056 novas empresas. Rondonópolis aparece logo depois, com 2.015 aberturas, enquanto Sorriso registrou 1.294 novos pequenos negócios.

Além das capacitações, a Semana do MEI contará com serviços como emissão e envio do Documento de Arrecadação do Simples Nacional (DAS), regularização cadastral e consultorias especializadas em áreas estratégicas. Todos os atendimentos serão gratuitos e oferecidos nas unidades do Sebrae/MT, nos Centros de Atendimento Empresarial (CAEs), Salas do Empreendedor, nas unidades do Sebrae Aqui, além de espaços públicos e espaços parceiros, como prefeituras municipais e associações comerciais

Ainda de acordo com a gestora, a Semana do MEI é uma ação estratégica que busca fortalecer os pequenos negócios em Mato Grosso. “Ela permite que o microempreendedor se atualize sobre obrigações legais e oportunidades de mercado, tenha acesso a capacitações que melhoram a gestão e impulsionam as vendas, receba apoio para evitar pendências com a Receita Federal, mantenha o CNPJ regular e aproveite espaços de networking para gerar novas parcerias”, pontua Liliane Ramos.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Suplente de vereador morre em acidente de carro em rodovia de Mato Grosso

Francisco Antônio de Matos, 62, morreu em um grave...

Prefeitura de Lucas abre seletivo com salários de até R$ 22 mil

A prefeitura de Lucas do Rio Verde divulgou hoje...

UFMT Sinop abre inscrições para seletivo de professor de medicina veterinária

A Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) publicou edital de...

Ibama autoriza contratação de brigadistas para combate a incêndios florestais em MT

Em iniciativa voltada a evitar que incêndios florestais atinjam...
PUBLICIDADE