PUBLICIDADE

Rondonópolis receberá relíquias de Dom Bosco

PUBLICIDADE

As relíquias de Dom Bosco, considerado santo educador italiano do século XIX, estarão em passagem pelo município de Rondonópolis amanhã, quando haverá uma intensa programação em âmbito local. Essas relíquias estão em peregrinação pelo mundo desde abril de 2009, saindo da Itália e já tendo passado pelo Chile, Argentina e Paraguai. Agora estão no Brasil.

A previsão é que as relíquias de Dom Bosco cheguem em Rondonópolis às 11h. Na realidade, as relíquias consistem na mão direita do santo e os paramentos sacerdotais que ele usava 150 anos atrás. A mão está acomodada dentro de uma urna embutida em uma estátua do santo em tamanho natural. Os fiéis da Igreja Católica receberão as relíquias em frente ao espaço "Jovem Cidadão" (antigo Parque da Antárctica), em Vila Operária, onde iniciará uma carreata pelas ruas da cidade.

Conforme a Igreja, a peregrinação das relíquias de Dom Bosco contemplará 130 países do mundo onde existe a presença salesiana. Trata-se de um projeto que visa proporcionar que o maior número de pessoas tenha "contato" com Dom Bosco, através das suas relíquias, fazendo parte das comemorações pelos 150 anos de fundação da Congregação Salesiana. "A veneração das relíquias tem como única justificativa e objetivo o de proclamar as maravilhas de Cristo nos seus servos, oferecendo aos fiéis um exemplo a imitar", explicam os organizadores.

A estátua de Dom Bosco que faz parte da peregrinação é uma réplica da que se encontra em Turim, na Itália. Dom Bosco foi o fundador da Congregação Salesiana, que leva esse nome em honra a São Francisco de Sales. Nasceu na Itália em 16 de agosto de 1815, falecendo em 1888. Quis ser padre para trabalhar com crianças e jovens, educando e evangelizando segundo um projeto de promoção integral, visando formar "bons cristãos e honestos cidadãos". Hoje é tido pela Igreja como o maior modelo de educador.

"Dom Bosco está no céu, com Deus, onde intercede por nós e, sobretudo, por nossos adolescentes e jovens. A passagem de suas relíquias, portanto, é oportunidade, para nós, de conhecermos melhor esse grande herói da fé e apresentarmos a ele nossas necessidades, em particular com relação a nossos filhos e nossa família, dos quais ele costuma ser protetor especial", aavaliou o padre Sandro Giancola, da Paróquia Santa Terezinha.

Atualmente, os Salesianos de Dom Bosco estão presentes em 130 países, dedicando-se ao serviço dos jovens, especialmente os mais pobres e abandonados. Atuam através da educação e da evangelização.

 

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

PUBLICIDADE