A Secretaria de Estado de Fazenda (Sefaz) aplicou R$ 180 mil em multas na operação “Blitz Rondonópolis”, realizada na terça e quarta-feira (23 e 24). As documentações e as cargas de aproximadamente 200 veículos, que entravam o saiam do município, pela BR-364, foram vistoriadas. Pelo menos 11 irregularidades foram constadas. A ação foi realizada pela fiscalização volante de trânsito da Sefaz com o apoio do Batalhão da Ronda Ostensiva Tática Móvel (Rotam).
Em uma das ocorrência, um caminhão que havia saído de Goiás foi flagrado transportando pouco mais de cinco caixas de cerveja irregularmente. Não havia sido feita a parada no posto fiscal. O destino seria o Pará, porém, não havia a Guia de Trânsito de Mercadorias (GTM), que deve ser retirada no posto.
“Observamos que aproximadamente 5% dos veículos fiscalizados estavam transportando operações comerciais em situação irregular, na maioria dos casos, sem documentação fiscal. Consideramos o índice satisfatório, pois demonstra que o contribuinte está seguindo a legislação, bem como os controles eletrônicos e o posto fiscal da divisa do Estado estão funcionando”, destacou o superintendente de Controle e Fiscalização de Trânsito da Sefaz, Jefferson Delgado, por meio de assessorial.