O prefeito José Carlos do Pátio assinou convênio com o ministro da Justiça, Tarso Genro, que vai trazer recursos federais para ações de prevenção nas áreas social e de segurança. Com a parceria, o município pode acessar até R$ 10 milhões do Programa Nacional de Segurança Pública com Cidadania – Pronasci, para aplicar em projetos de saúde pública, educação, lazer, esporte, qualificação profissional e de proteção às famílias.
A conquista de recursos do Pronasci e de outros programas federais é resultado da iniciativa do prefeito que criou o setor de consultoria e elaboração de projetos junto ao gabinete, para identificar e canalizar as verbas para a cidade. Além da segurança pública, Rondonópolis já conta com projetos diferenciados nas áreas de cultura, esporte, assistência social e infraestrutura tramitando no Distrito Federal.
Os trabalhos neste sentido, são coordenado pelo consultor Carlos Caetano que transforma a realidade de Rondonópolis e as necessidades da comunidade local em projetos viáveis, apresentados ao Governo Federal. Todas as propostas defendidas junto aos ministérios, contemplam o Plano de Governo de Pátio.
O Pronasci reúne 96 projetos que contemplam crianças, adolescentes, mulheres, idosos e a comunidade em geral. Entre os projetos oferecidos está a Bolsa Formação que faz a qualificação profissional de trabalhadores e estudantes e as Mulheres da Paz que capacita lideranças femininas para identificar jovens à beira da criminalidade.
Os recursos conquistados junto ao Ministério da Justiça vão incrementar a Rede de Proteção Social que foi criada por Pátio, na cidade pólo da região Sul do Estado. Tarso Genro firmou o convênio com 24 municípios de diversas regiões do Brasil, durante a solenidade realizada na tarde desta quarta-feira (16), na sede do Ministério, em Brasília.
Apenas dois dos municípios contemplados, são do interior de Mato Grosso. Além de Rondonópolis, o Pronasci vai beneficiar a cidade de Paranatinga. O ministro do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, Patrus Ananias, participou da solenidade com Tarso Genro e os prefeitos.