O aeroporto municipal Maestro Marinho Franco, em Rondonópolis, deve receber até a primeira quinzena de maio, um caminhão de combate a incêndio modelo AP-2. Esse caminhão é um dos principais itens de segurança exigidos pela Agência Nacional de Aviação Civil para permitir que o aeroporto possa receber pousos e decolagens de aeronaves de médio porte.
A cessão do caminhão foi definida hoje, em Brasília, em reunião entre parlamentares de Mato Grosso com o comandante Aéreo Regional (Comar), major-aviador Ricardo Machado Vieira, e o diretor de Relações Institucionais da TRIP, Victor Rafael Celestino. O deputado federal Valtenir Pereira informou para a secretária de Desenvolvimento do Turismo, Vanice Marques, o resultado da reivindicação feita para Mato Grosso.
Atualmente, o aeroporto Maestro Marinho Franco recebe dois voos diários da companhia aérea Trip, que opera com aeronaves ATR 42, com capacidade para 45 passageiros. A partir da chegada caminhão AP-2, a empresa passará a operar com os novos jatos E-175, com capacidade para 86 passageiros.
Como importante pólo de desenvolvimento de Mato Grosso e terceira maior cidade do Estado, com 180 mil habitantes, Rondonópolis atrai inúmeros investimentos em torno da agroindustrialização, o que torna o município grande receptor de eventos de negócios. Mensalmente, o aeroporto municipal tem movimentação em torno de 1.800 passageiros, e com o novo veículo que possibilitará ampliar as aeronaves, o volume de passageiros, consequentemente, vai aumentar.
"Depois de muitas negociações idas e vindas conseguimos estes veículos para melhorar a segurança de três aeroportos em nosso Estado", disse a secretária de Estado de Desenvolvimento do Turismo, Vanice Marques, destacando que Sinop e Alta Floresta já receberam os caminhões ano passado.