A Romaria Fluvial, evento de turismo religioso presidido pelo bispo diocesano Dom Canísio Klaus, abre o calendário de festividades da edição deste ano do Festeja Sinop, que comemora os 51 anos do município, no próximo domingo (31). A participação é aberta a todo o público e as inscrições terminam hoje.
Dom Canísio lembra que o percurso da romaria, estimado em duas horas, a partir das 6h30, na ponte da rodovia estadual MT-220 e segue até a Praia do Cortado, rememora a trajetória missionária de Jesus Cristo. “Esse trajeto que vamos percorrer pelas águas, lembra Jesus que entrava no barco e saía a pregar e evangelizar. Nós também iniciamos a nossa história, dessa diocese, chegando em primeiro lugar, pelas águas. Então quem tiver nos seus sítios, ou suas chácaras, poderão acompanhar a romaria, montando um altar às margens. Já na Praia do Cortado, as pessoas podem ir via terrestre e acolher a imagem na praia, assim como Jesus usou muito a praia para evangelizar e pregar. Lá teremos a celebração da santa missa pelos 51 anos de Sinop”, disse, através de assessoria.
No final do percurso, uma multidão de fiéis se concentrarão às margens do Rio Teles Pires, na Praia do Cortado, para acolher a imagem de Nossa Senhora de Aparecida e conduzi-la ao altar onde será ministrada uma missa campal. Toda celebração será presidida por Dom Canísio Klaus.
Hoje termina o prazo para credenciamento dos barcos, que pode ser de forma on-line, no site da prefeitura ou presencialmente na secretaria de Cultura no parque Jardim Botânico, das 7h às 13h.
Receba em seu WhatsApp informações publicadas em Só Notícias. Clique aqui.