quinta-feira, 28/março/2024
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Rodovia volta a ser bloqueada impedindo acesso ao Nortão

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Trabalhadores rurais sem-terras ligados ao Movimento dos Trabalhadores Rurais Acampados e Assentados de Mato Grosso (MTA) voltaram a ocupar nesta terça-feira, conforme haviam prometido, a rodovia BR-364, a 70 quilômetros de Cuiabá, no trecho que liga a capital a cidade de Rondonópolis, no Sul do Estado. A interdição da BR, confirmou a Polícia Rodoviária Federal, aconteceu pontualmente às 5h30. A previsão de liberação da pista está marcada para às 17h30. Eles querem o cumprimento de uma extensa pauta de reivindicações, apresentadas junto ao Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra), ainda não atendida.

Nas primeiras 12 horas de protesto, na segunda-feira, muita confusão. Uma fila de 20 quilômetros de carretas e caminhões se estendeu entre os dois lados do bloqueio. Muita gente ficou revoltada. A fila só não foi maior porque desde domingo a PRF vinha orientando os motoristas a evitarem trafegar durante o dia pela BR sob o risco de ter que enfrentar o bloqueio dos trabalhadores rurais. Hoje, a previsão é de que o congestionamento seja maior. O Incra também deverá se manifestar sobre a pauta de reivindicações e começar a negociar o fim do protesto.

Revolta dos caminhoneiros e usuários da rodovia, revolta também entre os sem-terra. Eles reclamam especialmente da demora do Governo Federal em agir em favor da reforma agrária. Ildo de Souza, do acampamento “Dom Osório Stofell”, explicou que o movimento estadual dos sem-terra tem atualmente 180 áreas protocoladas no Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) aguardando vistoria, emissão de posse, título, Plano de Desenvolvimento do Assentamento (PDA). No entanto, a demora é grande. Ele disse que há famílias que estão há seis meses acampadas em beira de estrada. Os sem-terra também cobram ampliação do convênio de assistência técnica, instalação de telefones públicos nos assentamentos, abastecimento de água potável, crédito, entre outros.

A alternativa que vem sendo usada por alguns motoristas, especialmente de carretas, é o trecho que liga Chapada dos Guimarães a cidade de Campo Verde. A distância não se diferencia muito da BR-364. No entanto, o problema está nas condições da estrada. O trecho alternativo é de chão e com as chuvas apresenta alguns pontos de lama e pista escorregadia, exigindo muito cuidado e perícia dos motoristas.

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