Nem petistas, nem peemedebistas à frente. O governador Germano Rigotto (PMDB), candidato à reeleição, e o ex-governador Olívio Dutra (PT) aparecem empatados, com 26% das intenções de voto cada, em pesquisa Ibope realizada em 61 municípios gaúchos, no período de 19 a 22 de junho.
O levantamento ouviu 1.008 eleitores e foi divulgado na edição de ontem (25/6) do jornal Zero Hora.
Vários pontos abaixo da disputa principal, na consulta estimulada, estão a candidata do PSDB, Yeda Crusius, com 11%, e Alceu Collares, do PDT, que tem 8%. Há novo empate técnico nesta colocação intermediária, considerando que a margem de erro da pesquisa é de três pontos percentuais, para mais ou para menos.
Os candidatos do PP, Francisco Turra, e do PPS, Nelson Proença, registraram, respectivamente, 3% e 1% dos votos. Beto Grill (PSB), Edison de Souza (PV), Pedro Couto (PSDC) e Roberto Robaina (PSOL) não pontuaram. Os votos brancos e nulos somaram 11%, enquanto 13% dos entrevistados não souberam ou não quiseram opinar.
Novo empate
Na pesquisa espontânea, em que não é apresentado ao eleitor um cartão com o nome dos candidatos, houve novo empate entre Olívio e Rigotto: ambos tiveram 7% das menções. Também Collares e Yeda empataram neste tipo de consulta, com 2% dos votos cada.
A rejeição ao nome do ex-governador petista é a maior entre os candidatos citados, de 29%. Ao responderem à pergunta “entre estes possíveis candidatos a governador, em quem você não votaria de jeito nenhum?”, 23% dos entrevistados citaram Collares, e 22%, Rigotto. A rejeição ao nome de Yeda Crusius é de 9%.
Realizada por solicitação da empresa TV Gaúcha S/A, a pesquisa divulgada nos veículos da RBS está registrada no TRE (Tribunal Regional Eleitoral) do Rio Grande do Sul sob o número 044386/2006.