A terceira fase do concurso público do governo estadual (para candidatos a cargos de nível superior), realizada hoje, na capital e diversas cidades pólos, transcorreu com tranquilidade. Ao todo, 65.634 candidatos concorreram as 4.406 vagas em 18 cargos. Houve duas outras fases para candidatos a cargo de nível médio e fundamental. O resultado dos aprovados pode sair dentro de 40 dias. O governo estima contratar mais de 10 mil servidores para dezenas de secretarias e autarquias.
O presidente do Comitê de Acompanhamento do Concurso Público de Mato Grosso e secretário-Chefe da Casa Militar, coronel Alexander Torres Maia, até o momento nenhuma ocorrência de grande vulto foi registrada. "Desde cedo estamos percorrendo os locais de prova de Cuiabá e Várzea Grande e tudo transcorreu dentro da maior normalidade possível. Nem mesmo no trânsito, que era uma de nossas maiores preocupações, ocorreram maiores problemas. O policiamento executado pela Polícia Militar foi eficiente e suficiente em relação ao trânsito", afirmou Maia. Ele relatou que o único fato inesperado foi no município de Cáceres, onde um cidadão que estava à disposição da Justiça Federal, preso, conseguiu uma liminar para conseguir fazer a prova. "Como se trata de um preso federal, toda uma estrutura da Polícia Federal foi deslocada para acompanhá-lo sem maiores problemas. Exceto isso, nem mais um problema ou incidente foi registrado", disse o coronel.
O secretário de Estado de Administração, Gerado De Vitto, que acompanhava o fechamento dos portões lembrou que a partir das 16 horas começarão a ser divulgados os dados referentes a número de ausentes. Os números serão divulgados pelo site do concurso. Para o secretário a tranquilidade com que tudo transcorreu no dia hoje, reafirma a lisura e a organização do Concurso. "Eu não tenho dúvidas que ninguém mais questiona a lisura e a forma com que o Estado conduziu os eventos. A ‘olhos vistos" a gente vê os comentários positivos sobre o concurso. Aprendemos com erros tivemos e hoje o resultado está aqui", disse.
Além de toda a logística que foi montada para dar suporte à organização do concurso, o secretário De Vitto atribuiu também os resultados positivos ao bom treinamento fiscais e empenho de todos os envolvidos. "Os fiscais foram os mesmo nas três etapas do Concurso e receberam treinamento para as três fases. Eles chegaram agora muito bem treinados, mais experientes e mais competentes para lidar com as situações", ressaltou De Vitto.
Ao todo foram 110 estabelecimentos de ensino em todo o Estado para aplicação das provas. Contribuiram com essa última etapa do concurso 7.096 colaboradores. Desse total, 6.001 são fiscais. Para a área de apoio, foram convocados ao todo 698 colaboradores. Só em Cuiabá e Várzea Grande são 3.565 fiscais. No apoio irão trabalhar 398 profissionais, o que inclui equipe de limpeza e portaria.
Em Cuiabá e Várzea Grande foram 4.193 profissionais, enquanto em outras cidades polos do interior foram disponibilizados um total de 2.903 colaboradores para a realização do concurso.