O filhote de macaco-aranha-da-cara-preta (Ateles chamek) foi encontrado, esta tarde, nas dependências de chácara no bairro Nova Aliança, em Guarantã do Norte (230 quilômetros de Sinop). O resgate foi realizado por uma guarnição do Corpo de Bombeiros.
Moradores alegaram, aos militares, que o filhote havia se separado da mãe ao ser cercado por cachorros em meio à estrada. Após ser recolhido e transportado à Diretoria de Unidade Desconcentrada (DUD) da Sema, foi entregue aos cuidados da equipe especializada.
Sua espécie, segundo o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), pode chegar a medir 60 centímetros e pesar até 8 quilos. Seus habitats mais comuns são florestas de terra firme, galerias, semidecíduas e de transição entre Amazônia e Cerrado.
Tais mamíferos são vitais para ecossistemas florestais, atuando na dispersão de sementes (pelas fezes) em diferentes localidades e promovendo a regeneração natural da vegetação. Além disso, sua presença e interações sociais contribuem para o equilíbrio desses ambientes.
Atualmente, a União Internacional para a Conservação da Natureza (IUCN) aponta que o macaco-aranha encontra-se em risco de extinção devido à destruição de habitats e o tráfico animal.
Receba em seu WhatsApp informações publicadas em Só Notícias. Clique aqui.